Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Protocolos de Segurança e Prevenção
Início do conteúdo da página

Protocolos de Segurança e Prevenção

Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 17h25 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 12h34 | Acessos: 2599

Se tiver sintomas ou suspeita de Covid-19, não vá ao Campus

Caso você apresente sintomas gripais ou esteja com suspeita de Covid-19, fique em casa e comunique imediatamente à Comissão Local do Campus, preferencialmente pelo preenchimento do Formulário de Comunicação de Caso de Covid-19, disponível nos links:

Estudantes

Servidores

Trabalhadores terceirizados

Após o preenchimento, a Comissão entrará em contato e orientará como proceder.

Os estudantes que apresentarem sintomas gripais no decorrer das aulas receberão orientações para a realização de estudos domiciliares. 

Confira mais algumas informações sobre definições e período de afastamento das atividades presenciais, de acordo com o Plano de Contingência do IFRS - 4ª edição:

  • CASO SUSPEITO: quadro compatível com síndrome gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) , conforme definição do Ministério da Saúde. Período: 10 dias a partir do início dos sintomas. Orienta-se a proceder a testagem até o 5º dia após o início dos sintomas.

  • CASO CONFIRMADO: quadro compatível com SG ou SRAG  associado a perda de olfato ou paladar, sem necessidade de teste; quadro compatível com SG ou SRAG com resultado laboratorial positivo; SG ou SRAG com histórico de contato próximo ou domiciliar de caso confirmado de Covid-19, nos quatorze dias anteriores ao aparecimento dos sinais e sintomas, sem necessidade de teste; assintomáticos com resultado laboratorial positivo. Período: 10 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico laboratorial. 

  • CONTATANTE PRÓXIMO: contato próximo e continuado com um caso confirmado por teste laboratorial, considerando o período correspondente a partir de 2 dias antes do início dos sintomas do caso confirmado E ter estado no mesmo ambiente fechado (sala, dormitório, veículos, entre outros) E em período superior a 15 minutos E sem o distanciamento interpessoal de no mínimo 1,5 metro E sem o uso de máscara ou uso incorreto. Período: 10 dias a partir da data da coleta do caso confirmado. Se iniciar qualquer sintoma, segue recomendação de casos suspeito e o período de afastamento (10 dias)  inicia no primeiro dia de sintoma.

 

Mantenha os ambientes ventilados

Mantenha portas e janelas abertas para permitir ventilação natural.

 

Comprovação de vacinação obrigatória

A comprovação de vacinação para a Covid-19 é obrigatório para o acesso e permanência no Campus de estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados e comunidade externa. 

Uso correto da máscara

O uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência no Campus. É importante que ela esteja bem ajustada, cobrindo nariz e boca. 

 

Conheça o Plano de Contingência do IFRS para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 - 5ª edição

 

Saiba mais:

Uso de máscara continua obrigatório nas dependências do Campus Porto Alegre

Estudante: veja como comprovar a vacina contra a Covid-19 no retorno às atividades presenciais do Campus Porto Alegre

 

Fim do conteúdo da página