Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudantes canadenses participaram de intercâmbio em projeto de pesquisa no Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Estudantes canadenses participaram de intercâmbio em projeto de pesquisa no Campus Porto Alegre

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 12h38 | Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 10h19 | Acessos: 2318

Pelo sétimo ano consecutivo, estudantes da instituição Cégep de Sherbrooke, de Québec, Canadá, estiveram no IFRS - Campus Porto Alegre participando de um intercâmbio no contexto de um projeto de pesquisa que envolve a cooperação das áreas de Informática e Ciências Ambientais. Eles permaneceram no campus do dia 25/5 até 06/6.

A delegação canadense, composta por seis estudantes e um professor, foi recebida no campus na manhã de quinta-feira, 25 de maio, e acolhida no auditório do 9º andar pelo diretor-geral do campus, Marcelo Schmitt, o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Evandro Manara Miletto, e pelos professores André Peres (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Ciências Ambientais), Cláudia Estima (Letras, Literatura e Artes), além de alunos.  

Na oportunidade, os visitantes receberam as boas-vindas da direção, assistiram a uma apresentação com dados sobre o IFRS e o Campus Porto Alegre, além de um vídeo turístico sobre a cidade de Porto Alegre, e falaram sobre o projeto de pesquisa aplicada do qual vieram participar: o Projeto ClouDIA (Cloud Data Integration and Analysis = Integração e Análise de dados em nuvem).

A equipe de 2017 teve como participantes seis estudantes de três programas diferentes: Jérôme Perron - Tecnologia de Engenharia Elétrica; Guillaume Bergs e Christopher Brown - Tecnologia Informática; Thomas Racine, Michaël Samson e Mathieu Vachon - Ciência da Computação e Matemática; coordenados pelo professor Simon Guimond Dufour, de Informática.

Durante o período, o grupo permaneceu no Campus trabalhando na continuação do Projeto ClouDIA. Inicialmente aplicado a fim de mensurar a qualidade da água, em virtude de algumas mudanças necessárias, neste ano o foco voltou-se para trabalhar na qualidade do ar. 

O projeto é desenvolvido com a colaboração das áreas de Informática e Ciências Ambientais do Campus Porto Alegre, sob coordenação do professor André Peres (Informática) e colaboração dos professores Evandro Miletto (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Meio Ambiente).

Sobre o ClouDIA

Conforme explica o professor Evandro Miletto, o ClouDIA é um grande projeto de cooperação internacional baseado numa plataforma composta de sistemas e estações para aquisição, tratamento e monitoramento de dados ambientais localizados em todo o mundo. Desde 2012, vários protótipos de estação de medição da qualidade da água e operação de moinho com energia solar foram projetados. A qualidade das estações de água e do ar estão sendo implantadas no Brasil e as estações de funcionamento do moinho no Senegal, na África.

Este projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de tecnologia computacional e meio ambiente tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica capaz de realizar o monitoramento de dados ambientais, como por exemplo, a qualidade da água e do ar, de forma constante, disponibilizando os dados em tempo real por meio da internet. Para isso, foi construída uma rede de sensores capazes de obter e transmitir dados do ambiente de forma automática através de comunicação sem fio, para pesquisas, análises, disponibilização de informações e obtenção de resultados. Isto permitirá o uso da Internet para consultas remotas com finalidades didáticas (cursos de gestão ambiental, química e meio ambiente), pesquisas e informações de interesse da comunidade. 

Para a edição de 2017, o projeto ClouDIA decidiu concentrar-se na qualidade do ar, após enfrentar dificuldades com a manutenção de estações para aquisição de dados sobre a qualidade da água. A qualidade do ar pode ser resumida à não-presença de poluentes atmosféricos no no ar. Pode-se também resumir como um poluente do ar um material na atmosfera que tem um impacto negativo sobre a saúde, o ambiente e os bens materiais.

De acordo com a equipe da pesquisa, considerando que foi o primeiro protótipo da estação, optou-se por se concentrar em analisar quatro principais poluentes: monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), dióxido de azoto (NO2 ) e ozônio (O3). Foi também instalado um sensor de temperatura e umidade, uma vez que estes são os parâmetros que podem influenciar a concentração de poluentes. Depois de algumas pesquisas, construi-se uma tabela com os limites aceitáveis dos três diferentes poluentes estabelecidos por organizações de saúde (Health Canada, Organização Mundial da Saúde, Conselho Nacional do Meio Ambiente). Este ano, a plataforma foi adaptada para que possa enviar notificações quando esses limites são ultrapassados (os limiares são personalizáveis, de acordo com o estabelecido pelo usuário).

A despedida do grupo ocorreu na manhã da última terça, 6 de junho, no auditório da Torre Sul, com uma apresentação sobre os resultados parciais obtidos durante os estudos realizados nesse período de intercâmbio, na presença de professores e alunos das áreas de ciências ambientais e informática. Na ocasião, os visitantes receberam do IFRS seus certificados de participação no intercâmbio.

 

A visita do grupo canadense contempla a continuação das atividades de cooperação internacional iniciada pelo IFRS em 2011, como parte de um convênio do Instituto com o Cégep de Sherbrooke, assinado em outubro de 2010 entre os reitores das duas instituições na época. O campus já recebeu estudantes canadenses do Cégep em 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

Além de atuar na pesquisa, eles participaram ainda de atividades culturais em Porto Alegre e de integração com a comunidade do campus.

A Direção do campus Porto Alegre manifesta agradecimento pelo apoio à Assessoria de Assuntos 
Internacionais do IFRS - Reitoria, aos representantes do Escritório Comercial do Governo do
Canadá em Porto Alegre, Paulo Orlandi e Paula Manozzo, e à professora Gleidhe Oliveira e sua
equipe da comissão de eventos do campus.

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->