Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Abertas inscrições para curso de extensão em Fundamentos de Bioinformática aplicados à Biologia Molecular

Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 09h10 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 13h30 | Acessos: 3419

O IFRS - Campus Porto Alegre está oferecendo o curso de Extensão Fundamentos de Bioinformática aplicados à Biologia Molecular.

O curso é aberto ao público em geral com interesse no tema, com foco nos estudantes de nível técnico ou superior das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

A carga horária é de 24 horas e o conteúdo do curso será apresentado em seis encontros de 4 horas. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, nos dias 04/08, 11/08, 18/08, 25/08, 1°/09 e 15/09 de 2017, no horário das 13h30 às 17h30, no Campus Porto Alegre (Rua Coronel Vicente, 281, Centro, Porto Alegre/RS).

Tanto o curso quanto as inscrições são gratuitos, mas as vagas são limitadas. As inscrições estão abertas até 02/8 e devem ser feitas pelo e-mail: bioinfoifrs@gmail.com, enviando os seguintes dados: nome completo, CPF, telefone para contato e curso/instituição.

Sobre o curso

O curso irá abordar a relação entre a bioinformática e a biologia molecular para o desenvolvimento de pesquisas moleculares e aplicações em diferentes áreas.

Serão apresentados os fundamentos da bioinformática e das técnicas de biologia molecular, abordando a utilização dos bancos de dados de sequências e os principais programas de manipulação e análise de sequências de DNA, incluindo os mecanismos de busca, edição e alinhamento, o desenvolvimento de primers e ensaios moleculares, além das suas aplicações biotecnológicas e as novas aplicações de bioinformática na análise de genomas e na metagenômica.

O curso tem por objetivo complementar o aprendizado dos estudantes da área das ciências biológicas no tema e permitir a sua capacitação para a realização de pesquisas na área por meio da integração do conteúdo teórico e de atividades práticas.

Ministrantes: Diego Hepp – IFRS. Biólogo, Dr. Em Genética e Biologia Molecular, e Fernanda de Jesus Trindade – PPGBCM PUCRS. Bióloga, Mestranda - Laboratório de Biologia Genômica e Molecular.

Apoio: Curso Técnico em Biotecnologia do IFRS - Campus Porto Alegre e Diretoria de Extensão (DEXT) do IFRS - Campus Porto Alegre.