Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do campus tem conceito máximo no Enade 2016

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 13h54 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 10h16 | Acessos: 6022

Curso ficou em 1º lugar entre os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental avaliados em todo o país.

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre obteve conceito 5, o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, e ficou em 1º lugar na classificação geral entre os 151 cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental avaliados em todo o país.

Além disso, o curso do campus ficou entre os 20 cursos melhores posicionados - em 17º lugar no ranking geral nacional da avaliação, dos 266 cursos de graduação de instituições de ensino superior (IES) do Brasil que tiveram nota máxima no exame.

E ainda tem mais: está em 5º lugar geral, dos 27 cursos de graduação de IES gaúchas que alcançaram o conceito máximo no Enade 2016.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou no último dia 1º de setembro os resultados da edição 2016 do Enade, em que foram avaliados 4.300 cursos, em 997 IES e 18 áreas de avaliação.

O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes, dado em uma escala com notas de 1 a 5, e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição.

As áreas e eixos de conhecimento avaliados em 2016 foram Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia; Tecnologia em Agronegócio; Tecnologia em Estética e Cosmética; Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Em relação aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental que realizaram o exame em 2016, participaram 151 cursos de IES, sendo que 24 ficaram sem conceito, devido ao critério de ter pelo menos dois estudantes concluintes do curso participantes do exame. Dos 127 cursos com conceitos, apenas três obtiveram conceito 5, entre estes o curso de Gestão Ambiental do Campus Porto Alegre.

Outros quatro cursos superiores do IFRS que participaram do Enade 2016 foram todos do Campus Sertão: Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Zootecnia, ambos avaliados com conceito 4; Tecnologia em Agronegócios, conceito 3; e Tecnologia em Gestão Ambiental, conceito 2.

Assim, o IFRS também figura entre as instituições gaúchas melhores posicionadas no Enade 2016.

As tabelas com os dados estão disponíveis para consulta no site do Inep (http://portal.inep.gov.br/).

A direção do campus enfatiza que estudantes, egressos, docentes, coordenação de curso e técnicos-administrativos do campus estão de parabéns por esta conquista, que valoriza ainda mais nossa instituição e o curso.

Sobre o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental

O curso busca, de modo geral, formar profissionais com visão integrada do meio ambiente, que possam minimizar e gerir os problemas ambientais em diversos segmentos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de sua região e para a melhoria da qualidade de vida.

O Gestor Ambiental pode atuar em órgãos governamentais e não governamentais, indústrias, empresas de serviços, consultorias, etc. Um novo mercado está em expansão e demandará um profissional capacitado para atuar direta ou indiretamente na área ambiental, em vários setores da sociedade.

Nas fotos, alunos do curso e servidores em confraternização de comemoração pelo resultado conquistado no Enade 2016.

Professores e técnicos administrativos que atuam na área de Ciências Ambientais do campus