Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Última semana do evento "Enegrecendo setembro" tem atividades programadas de 26 a 29/9

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 11h57 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2017, 11h51 | Acessos: 2472

O evento de extensão Enegrecendo setembro, organizado pelas professoras do IFRS - Campus Porto Alegre Renata Severo e Aline Ferraz, encerrou sua terceira semana de atividades na sexta-feira, dia 22/9, com a proposta trazida pelo poeta Duan Kissonde: debater, conversar e movimentar o saber discutindo a produção de poesia pela, sobre e com a mulher negra.

Poetas Duan Kissonde, Lilian Rocha, Ana Dos Santos e Fátima Regina Farias; e público presente.

A semana iniciou, no dia 18/9, com um exercício de sensibilização a respeito de privilégios e exclusão proposto pelo Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça (CRDH) - NUPSEX/CRDH.

Debatedores e estudantes do IFRS; e participantes durante exercício "Caminhada dos privilégios"

Na terça-feira, dia 19/09, no turno da manhã, os estudantes presentes puderam conhecer e discutir o projeto de pesquisa/extensão realizado pelo NEGA (Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente) da UFRGS junto à comunidade Quilombo dos Alpes, um dos quilombos urbanos localizados em Porto Alegre.

Professora Antonia Evangelista e Grupo de Pesquisa NEGA; público presente.

À noite, ainda no dia 19/9, foi a vez de a jornalista e escritora Priscila Pasko e o professor e escritor Jefferson Tenório apresentarem a obra e a história da escritora  contemporânea Cidinha da Silva. Em ambas atividades, a discussão girou em torno dos temas resistência, representatividade e autorreconhecimento identitário da população negra e não-negra.

Escritores Priscila Pasko e Jefferson Tenório, e público presente

Já na quinta-feira, dia 21/09, a Frente Quilombola - RS, representada pela professora Patrícia Gonçalves, apresentou o documentário "Carta à Mãe África" para introduzir o debate sobre racismo e sociedade.

Professora Patrícia Gonçalves

Segundo as organizadoras do evento, até o momento, além dos temas já citados, os debates durante o evento têm sido pautados por uma profunda desacomodação das certezas que temos enquanto indivíduos e pela problematização do conhecimento e dos métodos acadêmicos que, muitas vezes, em nome de uma ciência e de uma epistemologia eurocentradas, desconsideram os saberes ancestrais dos povos tradicionais (a saber: africanos e ameríndios).

Poetas, público e organização após atividade do dia 22/9.

(Fotos: Matheus Benites)

A partir desta terça-feira, dia 26/09, o “Enegrecendo” retorna, para sua última semana de atividades, com a seguinte programação:

Dia

Título da atividade

Responsável pela atividade

17h-20h.

Oficina de abayomis, Exibição de documentário e Roda de Samba com coletivo Abayomi e Utopia e Luta

Coletivo "Abayomi" e Assentamento Urbano "Utopia e luta"

18h - 20h

Saindo do senso comum em 60 minutos: Roda de conversa sobre experiência de cotistas na UFRGS.

Giane Camargo (estudante UFRGS e IFRS)

18h-20h

Seminário: Situação legal das terras dos povos não brancos no Brasil.

Frente Quilombola - RS

18h-20h

Roda de Conversa sobre o livro "Pessoas Comuns, Histórias Incríveis: a construção da liberdade na sociedade sul-rio-grandense".

Prof. Dr. Marcus Vinícius de Freitas Rosa e Profa. Jardélia Rodrigues de Sá

20h-22h

Encerramento do "Enegrecendo setembro".

Grupos envolvidos no evento