Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso Técnico em Panificação participa da Sulserve – Feira de Padarias, Gastronomia e Hotelaria
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Panificação participa da Sulserve – Feira de Padarias, Gastronomia e Hotelaria

Publicado: Quarta, 30 de Mai de 2018, 16h14 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 09h55 | Acessos: 7407

Uma excelente oportunidade de extensão do conhecimento produzido no IFRS e divulgação da instituição, além do contato com profissionais e empresas do mundo do trabalho nos segmentos de Panificação e Gastronomia. Assim pode ser descrita a experiência da participação do IFRS – Campus Porto Alegre como apoiador na primeira edição da Sulserve – Feira de Padarias, Gastronomia e Hotelaria, realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio, das 13h às 20h no centro de eventos Fenac, em Novo Hamburgo. 

Autoridades, entidades e empresas dos setores de Padaria, Gastronomia e Hotelaria reuniram-se na tarde de terça-feira, dia 22 de maio, para a abertura oficial do evento, na qual o diretor de Extensão do campus, Celson Silva, participou representando o IFRS – Campus Porto Alegre. 

Durante a feira, o instituto contou com o espaço Arena do Conhecimento Instituto Federal RS, em que professores e alunos do curso Técnico em Panificação do Campus Porto Alegre ministraram oficinas voltadas às respectivas áreas, nos três dias de feira. Além disso, docentes do campus também realizaram palestras na Arena Senai, no dia 23. 

Os professores Odoaldo Rochefort,  Dirce Tasquetto e Andrea Schumacher foram responsáveis pelas oficinas ministradas durante os três dias, auxiliados pelas alunas Cecília Accorsi, Maíra Gaffrée, Vanessa Marques e Bárbara dos Santos. 

Nos dias 22 e 23 de maio, ocorreram as oficinas Pães Decorados: Embelezando o Balcão, e Inovando em Panificação com Pães Especiais, com o professor Odoaldo Rochefort. A professora Dirce Tasquetto ministrou as oficinas Doces Finos, no dia 22, e Pães de Couvert, no dia 23. Já no dia 24 de maio, último dia de feira, as oficinas Como confeccionar um fermento Natural e sua Aplicação, novamente com o professor Odoaldo, e Biscoitos Light e sem Glúten, com a professora Andrea Schumacher, encerraram com sucesso participação do IFRS no evento.

Todas as oficinas estiveram lotadas e ofereceram degustação das produções ao final de cada apresentação.

Já as professoras do IFRS Cristina Costa e Adriana Pinho ministraram as palestras que aconteceram na tarde do dia 23, na Arena do Conhecimento SENAI. Adriana falou sobre o "Trabalho seguro em Panificação e Confeitaria"; enquanto o tema "Boas Práticas: um mal ou um bem necessário?", foi apresentado pela professora Cristina.

“O evento Sulserve foi uma oportunidade que a gente pensou que seria muito importante para o Instituto Federal aparecer para a sociedade rio-grandense; ao vivo e a cores, mostrar para todos o que a se faz lá no dia a dia. É um curso que tem oito anos, e que tem pessoas que ainda não conhecem”, destacou o professor Odoaldo sobre a oportunidade do IFRS, por meio do curso de Panificação, estar participando do evento. “As meninas estão aproveitando bastante, e eu também, no sentido de conseguir parceiros para que trabalhem conosco, nos apóiem nas atividades que a gente faz de Extensão; então, acho que atingimos plenamente nossos objetivos, todos aqui vamos sair melhores do que quando chegamos”, complementou. 

A estudante Vanessa Marques, que já era formada em Administração e trabalhava na área de seguros, diz que sempre gostou de Panificação, e acabou conquistada pela área. Hoje está no segundo semestre do curso técnico no IFRS. Sobre atuar nas oficinas durante a Sulserve, ela comentou: “Está sendo uma experiência única, uma oportunidade da gente aprender, trocar conhecimento, conhecer pessoas, conhecer a realidade do mercado, a prática. É uma experiência muito válida como estudante”.

Já a confeiteira Maíra Gaffrée, que está no primeiro semestre e resolveu cursar o técnico para se aperfeiçoar tanto em panificação como em confeitaria, a respeito da feira, colocou: “A gente está aprendendo bastante, conhecendo bastante gente. Estou gostando bastante. Uma ótima experiência”.

A participação do IFRS contou ainda com os apoiadores Certo Maq, Ferga, Santa Clara, Motasa, Geração Saúde e Orquídea.

 

   

Na oficina Pães Decorados: Embelezando o Balcão, foram apresentados o Pão Caracol, Pão Pacotinho, Pão de Folhas e Pão Estrela com Camembert

 

  

As professoras do IFRS Cristina Costa e Adriana Pinho ministraram palestras na Arena do Conhecimento SENAI

Confira mais fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1808593852538379.1073741933.153048004759647&type=

Sobre o evento

A primeira edição da Sulserve reuniu mais de 70 marcas do segmento para atender uma demanda até então pouco explorada na região Sul do país, apostando na descentralização das feiras deste setor, já que a grande maioria se concentra em São Paulo. 

Foram apresentados lançamentos e comercialização dos fabricantes de equipamentos e produtos alimentícios para Panificadoras, Confeitarias, Sorveterias, Restaurantes, Bares, Cafés, Bistrôs e Hotelaria com objetivo de concretizarem negócios e parcerias. O espaço foi uma oportunidade para os diferentes segmentos das categorias trocarem informações, que contou com palestras, workshops, seminários, oficinas, fóruns e campeonatos de gastronomia e hotelaria.

Empresários, diretores e gestores de hotéis, restaurantes, bares, cafeterias, padarias e supermercados, chefs, barmans, sommèliers, importadores, pizzaiolos, mestres de panificação e confeitaria, além de estudantes destas áreas, fizeram parte do público durante os três dias de evento. 

Saiba mais em www.sulserve.com.br.

 

Leia também: 

Campus Porto Alegre realizará oficinas e palestras para profissionais de Panificação, Gastronomia e Hotelaria na Feira Sulserve, de 22 a 24/5

Curso Técnico em Panificação do campus se prepara para participar da feira SULSERVE, que acontece em maio

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->