Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > MostraPoA premia Destaques e encerra sua 19ª edição com quase 200 trabalhos apresentados
Início do conteúdo da página

MostraPoA premia Destaques e encerra sua 19ª edição com quase 200 trabalhos apresentados

Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 12h12 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 14h20 | Acessos: 4212

Realizada nos dias 24 e 25 de outubro de 2018, a 19ª edição da MostraPoA - Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre trouxe mais uma oportunidade de troca de saberes produzidos nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão por parte de estudantes e servidores de diversas instituições de Ensino Técnico e Superior, entre institutos federais, escolas técnicas e universidades. 

A edição deste ano, que veio com o tema Tecnologia, Empreendedorismo e Sustentabilidade: Avanços, Desafios e Tendências da Próxima Década, contou com 208 submissões de trabalho, sendo 195 aceitos para apresentação, em forma de relatos nas categorias de pesquisa, ensino e extensão.

Participaram nos dois dias do evento, como apresentadores, autores e/ou ouvintes, estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Técnico e Superior de diversas regiões do estado. Foram 121 trabalhos apresentados na modalidade Oral e 74 em Pôster, por alunos de cursos de Ensino Médio e Técnico, bem como do Ensino Superior, distribuídos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Lingüística, Letras e Artes.

A mostra, que ocorreu nas dependências do Campus Porto Alegre, teve início na manhã de quarta-feira, dia 24, e prosseguiu até a noite de quinta-feira, dia 25. A solenidade de premiação dos trabalhos destaque no evento ocorreu no dia 25, às 16h30min, no auditório Rui Cruse. Os trabalhos premiados podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, no site do evento: mostra.poa.ifrs.edu.br.

 

Dois dias intensos de trocas de saberes nas dimensões do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

A solenidade de abertura da Mostra foi realizada no dia 24, às 9h, no auditório Rui M. Cruse, com a participação da pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, representando o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck; do Chefe de Departamento de Pesquisa e Inovação do IFRS, Anderson Ricardo Yanzer Cabral; do diretor-geral do Campus Porto Alegre, Marcelo Schmitt; e do diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus e presidente da Comissão Organizadora da 18ª MostraPoA, Evandro Manara Miletto. Acompanharam a abertura também os diretores de Extensão Celson Canto, e de Ensino, Fábio Okuyama, do Campus Porto Alegre. Logo após as falas das autoridades, houve apresentação musical com a Orquestra Juvenil do Projeto Prelúdio, coordenada pela professora Áudrea Martins.

Após a abertura oficial, aconteceu o Painel de Abertura sobre o tema Empreendedorismo e Sustentabilidade: Como atender demandas sociais por meio de mecanismos de Mercado, com François Holl, presidente da AGS; Diana Finkler, fundadora da Marina Tecnologia; e Anderson Yanzer Cabral, Chefe de Departamento de Pesquisa e Inovação do IFRS, mediado pelo servidor Marcos Mathies, responsável pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Campus Porto Alegre.

 

Na parte da tarde, às 13h30min, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas durante os dois dias em diferentes horários e locais do Campus, estando entre as salas do 2º andar as apresentações Orais, e no espaço do átrio, no térreo, as apresentações em pôster. 

 

Durante os horários das sessões de trabalhos, entre a tarde da quarta-feira até a noite de quinta-feira, o público pode prestigiar e participar também de variadas atividades paralelas, tais como exposições, apresentações artísticas, além dos momentos de Troca de Saberes, com oficinas e palestras sobre os mais diversos temas.

Na tarde de quarta-feira, a primeira Troca de Saberes apresentou a oficina Redação Científica, com Sabrina Arcaro, no auditório Rui Cruse, onde, também, à noite, foi a vez de acontecerem o StartPoA e a apresentação dos projetos incubados na Incubadora de Empresas do campus. Além disso, no auditório do 9º andar, aconteceu palestra de divulgação do evento FT18 - Festival da Transformação: Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo, Marketing e Cultura, realizada pela ADVB. 

  

Já na quinta-feira pela manhã, as atividades incluíram uma troca de saberes sobre Segurança Contra Incêndio na Edificação, com o técnico em segurança do trabalho do IFRS Ricardo Costa da Rosa, no auditório do 9º andar. À tarde, após a última sessão de trabalhos e antes da cerimônia de entrega da premiação, houve o momento de música e descontração com o Palco Livre, que contou com a abertura da Banda do Prelúdio, e em seguida servidores e alunos puderam mostraram seus talentos musicais, no espaço com microfones e instrumentos montado no átrio do campus.

 

Após a premiação da MostraPoA, na parte da noite, aconteceram diversas palestras que marcaram o encerramento do evento: foram as Trocas de Saberes sobre Ética em Pesquisa com Seres Humanos, com Maria Mercedes Bendati (CONEP) e a Profª Dra. Andréia Zucolotto (IFRS); Qual o sentido da vida? Com Henrique Britto; Relato da Operação Filhos de Sepé - Núcleo Extensionista Viver IFRS, com Rosangela Bjerk e membros do NEV IFRS-POA;  Quais são as oportunidades frente aos desafios da próxima década? Com Marcieli Muller, da SAP; Como ter uma boa ideia de negócio, com Marcos Mathies; As fake news na era da pós-verdade, com Filipe Xerxeneski da Silveira e Bruno Luce; e Circo, arte e educação: experiências do curso de Gestão em Artes Circenses, com Luciano Fernandes e Gabriel Martin.

 

Segunda edição do StartPoA: a sua ideia pode decolar!

No dia 24, às 19h, ocorreu a apresentação da segunda edição do evento StartPoA,  integrante da MostraPoA. Concebido para incentivo à criatividade e desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores para a sociedade, o objetivo deste evento é despertar nos participantes o espírito do futuro empreendedor, apresentando propostas para incrementar ou criar soluções de impacto para a comunidade.

Puderam participar do evento qualquer estudante regularmente matriculado em cursos de Nível Médio Técnico, Superior e Pós-graduação do IFRS, IFSul e IFFarroupilha. Suas propostas deveriam propor soluções inovadoras e que visem novos processos, produtos, serviços e soluções a desafios tecnológicos voltados para as diversas áreas do conhecimento.

O evento foi composto por cinco etapas, desde a inscrição prévia, até a premiação de destaque para as três melhores propostas apresentadas. As propostas inscritas foram avaliadas, e as cinco selecionadas foram chamadas à última etapa: a apresentação no StartPoA, que consistia na exposição da proposta para a banca de avaliadores, aberta ao público, em formato Pitch com duração de até 3 minutos, com o objetivo de convencer que sua proposta vale a pena.

Apresentaram-se no 2º StartPoA cinco equipes, sendo três classificadas como primeiro, segundo e terceiro colocados.

As apresentações aconteceram no formato Pitch, em que um integrante de cada equipe - escolhido como líder - teve que apresentar proposta em três minutos, rigorosamente de acordo com a técnica do Elevator Pitch. Os projetos e apresentações foram avaliados por uma banca de especialistas convidados, das áreas de empreendedorismo e incubadoras.Os quatro trabalhos que ficaram em destaque foram: 

  • 1º) Advise Secretariado Remoto  
  • 2º) MyHealth 
  • 3º) Cantinho da Comida

 

As propostas vencedoras foram convidadas a participar da fase de pré-incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - IEBT e/ou Incubadora Tecno-social do Campus Porto Alegre, onde contarão com o suporte de consultores e infraestrutura para desenvolvimento de empreendimentos inovadores cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas e nos quais a inovação representa alto valor agregado. 

 

Atividades paralelas

Além das apresentações de trabalhos, oficinas e palestras das Trocas de Saberes e do segundo StartPoA, a MostraPoA contou com mais uma diversidade de atividades paralelas, entre elas: a 1ª Mostra de Robótica do Campus Porto Alegre; o Desafio de construção de pontes usando PIPE (canudinhos); exposições de programas e projetos de Extensão, como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI); a Mostra Itinerante Ensino e Ciência em Movimento; apresentação das Incubadoras e de cursos e áreas acadêmicas do campus, como os Espaços da Biotecnologia, da Panificação, e da Química (este último com visitação aos laboratórios). 

 

 

O objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições de Ensino Técnico e Superior.

A 19ª MostraPoA foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, estando sua organização sob responsabilidade da Comissão Organizadora do evento, com a colaboração de cerca de 50 alunos voluntários.


Galeria de fotos: 

Mais fotos estão disponíveis em: facebook.com/ifrspoa.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->