Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Enade 2018: participantes devem responder o Questionário do Estudante; prova ocorre no domingo, 25/11

Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 14h41 | Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 11h12 | Acessos: 1514

Estudantes que participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no domingo, dia 25 de novembro de 2018, têm até esta quarta-feira, dia 21 de novembro, para preencher o  Questionário do Estudante. Assim como a participação na prova, o preenchimento do questionário é requisito para colação de grau. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que não haverá mais a opção de preencher o Questionário após a aplicação do Enade, como ocorria até 2016. Do IFRS, participam os estudantes de graduação que estão concluindo os cursos de Design de Moda (Campus Erechim), Marketing (Campus Erechim), Logística (campi Bento Gonçalves e Canoas) ou Processos Gerenciais (campi Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rolante, Veranópolis e Viamão).

As informações sobre o exame estão disponíveis no site do Enade. Uma das novidades dessa edição é o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store . Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.

O Inep soluciona dúvidas sobre o processo por meio do Fale Conosco, exclusivamente pelo autoatendimento.

Prova dia 25

O Enade será aplicado no domingo, 25 de novembro de 2018. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o Horário de Brasília. É recomendado a todos os estudantes que compareçam ao local de realização da prova até as 12h (Horário de Brasília, DF). A aplicação será encerrada às 17h30 (Horário de Brasília, DF).

Espera-se a participação de 550 mil estudantes de cursos de 27 áreas do conhecimento. A prova é voltada para estudantes que estão concluindo cursos de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos.

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enade 2018 está disponível no endereço enade.inep.gov.br . O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Com informações da Agência Brasil e do edital do Enade.

> Saiba mais sobre o IFRS no Enade e confira algumas dicas em: https://ifrs.edu.br/desenvolvimento-institucional/avaliacao-institucional/enade/