Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Direção do campus apresentou à comunidade dados sobre a redução no orçamento da instituição e seus impactos

Publicado: Segunda, 27 de Mai de 2019, 11h04 | Última atualização em Segunda, 27 de Mai de 2019, 17h10 | Acessos: 1355

A Direção do IFRS - Campus Porto Alegre promoveu na sexta-feira, 24 de maio, apresentações no átrio do campus com a finalidade de discutir e esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica sobre os cortes realizados recentemente pelo governo federal no orçamento das universidades e institutos federais, e quais os impactos desta situação no funcionamento do campus.  A apresentação foi realizada pelo diretor-geral do campus, Marcelo Schmitt e o diretor de Administração, Fabrício Sobrosa Affeldt.

Inicialmente foram demonstrados dados sobre o planejamento do campus, que envolve o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) feito em 2018, o qual funciona a longo prazo pois inclui objetivos, indicadores e metas para cinco anos (2019/2023), e o Plano de Ação, que é de curto prazo, feito anualmente e baseado no PDI, prevendo ações com prazo determinado para realização dentro de um ano e que gera um Plano anual de Aquisições e Contratos (PGC).

Na sequência, foram apresentados gráficos com dados da evolução do orçamento do campus de 2013 a 2019, bem como a Matriz Orçamentária Homologada Aprovada na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o campus para 2019, abordando em seguida as alterações provocadas neste orçamento após o bloqueio dos valores efetuado pelo Ministério da Educação (MEC) no início do mês, e os impactos que isso já está causando no funcionamento da instituição, entre cortes já realizados de despesas e ações, e prováveis cenários envolvendo outros cortes possivelmente necessários.

A apresentação completa dos dados mostrados pode ser acessada aqui.

Registros da apresentação realizada no final da manhã

Apresentação no início do turno da noite