Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso Técnico em Panificação participa pela segunda vez da Sulserve – Feira de Padarias, Gastronomia e Hotelaria

Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 12h14 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 12h34 | Acessos: 2853

Pelo segundo ano consecutivo, o IFRS – Campus Porto Alegre teve a oportunidade de promover a extensão do conhecimento produzido no IFRS, divulgação da instituição e de contato com profissionais e empresas do mundo do trabalho nos segmentos de Panificação e Gastronomia, participando como apoiador em mais uma edição da Sulserve – Feira de Padarias, Gastronomia e Hotelaria. O evento ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de maio, das 13h às 20h, no centro de eventos Fenac, em Novo Hamburgo.

Durante a feira, o instituto contou novamente com o espaço Arena Instituto Federal RS, em que professores e alunos do curso Técnico em Panificação do Campus Porto Alegre ministraram oficinas voltadas às respectivas áreas, nos três dias de feira.

Os professores Odoaldo Rochefort e Andrea Schumacher foram responsáveis pelas oficinas ministradas durante os três dias, auxiliados pelos estudantes Carolina Contini Brum, Luana Campos dos Santos, Luana Martins, Fabio de Souza Santos, Juliana Cátia Steigleder Becker, Cibele Fagundes Capaverde, Everton Blumberg e Maíra Terres Gaffree. Além disso, a última oficina do evento foi ministrada por uma ex-aluna do curso: Mariana Paludo, que também é Designer Patissier.

No dia 22, ocorreram as oficinas Produtos de Panificação Sem Glúten, ministrada pela professora Andrea Schumacher; Pães do Mundo: Da Itália ao Rio Grande do Sul, e Pães de Couvert, uma deliciosa experiência, ambas com o professor Odoaldo Rochefort.

Já no dia 23 de maio, último dia de feira, ocorreu novamente oficina coordenada pelo professor Odoaldo sobre O Uso de Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) na Panificação, desta vez com a participação de Silvana Bohrer e Luciana da Silva, do Sítio Capororoca; e a oficina Sobremesas Tradicionais Brasileiras Diet, ministrada pela Designer Patissier e Técnica em Panificação e Confeitaria formada pelo IFRS Mariana Paludo, encerrando com sucesso participação do IFRS no evento. Todas as oficinas estiveram lotadas e ofereceram degustação das produções ao final de cada apresentação.

“Este é o segundo ano que participamos da Feira Sulserve e fazemos bonito. Este é um projeto de extensão totalmente diferente e só pode ser concretizado com o apoio de várias empresas parceiras e com a participação dos alunos e professores do Curso Técnico em Panificação. Minha gratidão a eles. São três dias de intenso trabalho que refletem um planejamento de oito meses. A feira é um momento muito rico e especial para favorecer intercâmbio entre fornecedores, empresários, instituições de ensino técnico e superior, sindicatos e associações de setores econômicos que poderão empregar os egressos do nosso curso", destacou Odoaldo sobre a oportunidade do IFRS estar no evento, por meio do curso de Panificação, e a importância da participação dos estudantes.

"Os alunos ficam muito entusiasmados. O IFRS é a única instituição de ensino em que os alunos participam ativamente das oficinas mostrando aos participantes como confeccionar os produtos. Isso faz com que várias pessoas conheçam o nosso trabalho e queiram se inscrever no curso. Outro ganho é que, para desenvolver as oficinas, realizamos muitos testes, pesquisamos novas matérias primas e propusemos novos procedimentos para a confecção dos produtos de panificação e confeitaria. E o que é melhor, ano que vem, entre 26 e 28 de maio de 2020, estamos novamente convidados a participar da feira com a Arena do IFRS", complementa o professor.

A participação do IFRS teve ainda como apoiadores Certo Maq, Ferga, Santa Clara, Geração Saúde, Johann Alimentos, Roseflor, Biomica, Reemaq. Saiba mais sobre o evento em www.sulserve.com.br.

Acesse as receitas preparadas na Arena IFRS durante as oficinas na Sulserve:

Professor Odoaldo Rochefort (à direita) com alunos do curso Técnico em Panificação

Na oficina Pães do Mundo: da Itália ao Rio Grande do Sul, foram apresentados o Pão de Milho Cozido (recheado com salame e queijo coloniais), e o Pão de Erva Mate

Confira em breve mais fotos em: https://www.facebook.com/ifrspoa