Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudantes do IFRS podem responder ao questionário de diagnóstico discente até 19/06

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h02 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h54 | Acessos: 1509

Os estudantes do IFRS têm até 19 de junho para responder ao questionário de Diagnostico Discente. Essa ação faz parte do Observatório de Permanência e Êxito, coordenado pela Diretoria de Assuntos Estudantis. São dois questionários, um destinado para estudantes ingressantes e outro para os estudantes em curso, e abordam questões socioeconômicas, de saúde, experiências educacionais pregressas, de socialização e projetos de vida. Os questionários estão sendo aplicados em todos os campi, e até o momento já passam de 5 mil preenchimentos.

Para o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, trata-se de um grande estudo de caracterização de perfil dos estudantes do IFRS. Estes questionários vão gerar um banco de dados bastante completo, que posteriormente permitirá o cruzamento de dados por campus, sexo, faixa etária, etnia, entre outras variáveis, propiciando análises de interesse para as ações de permanência e êxito. Parte-se da premissa que para o desenvolvimento de políticas efetivas, deve-se ter, antes, bons estudos de diagnóstico que as fundamente. “O Diagnóstico Discente é uma ferramenta essencial para “nos enxergarmos” enquanto instituição e traçarmos ações de permanência e êxito melhor direcionadas. O objetivo da Proen é aplicar este instrumento anualmente, permitindo uma análise longitudinal e o acompanhamento de todo o percurso formativo de nossos estudantes” explica.

Os resultados devem ser apresentados a partir do mês de agosto, através da publicação de um catálogo institucional.

O perfil servirá ainda para fomentar os debates do II Seminário de Permanência e Êxito, previsto para ocorrer em setembro de 2019.

A necessidade do levantamento é citada no capítulo de Assuntos Estudantisdo Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, como uma forma de identificar semelhantes e diferenças no perfil dos estudantes das diferentes unidades do IFRS e subsidiar a definição de indicadores para a Política de Assistência Estudantil.