Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > PoaLab do IFRS – Campus Porto Alegre auxilia na fabricação de EPIs para profissionais da saúde com impressão 3D

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 10h25 | Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 11h57 | Acessos: 6470

Coordenador do laboratório atua em home office produzindo peças para protetores faciais em conjunto com o grupo de voluntários Brothers in Arms Covid-19

O professor da área de Informática do IFRS - Campus Porto Alegre André Peres, que é coordenador do PoaLab - laboratório de fabricação digital (FabLab) do campus, está atuando junto ao grupo de trabalho voluntário Brothers in Arms Covid-19, vinculado ao movimento Pacto Alegre, que reúne universidades, parques tecnológicos e diversas instituições de governo e da sociedade. O grupo foi criado pelo Pacto Alegre para apoiar hospitais em suas demandas de equipamentos para dar conta dos atendimentos durante a atual pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo informações do grupo, mais de 200 voluntários já estão na ação, entre médicos, engenheiros e empresários. Para tornar mais rápida a busca por auxílio, equipes diferentes foram montadas para tratar de respiradores, testes clínicos e outras demandas da assistência. Um dos suprimentos mais urgente agora é de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas.

O docente do IFRS participa do grupo de impressão 3D, que possui como demanda a fabricação de protetores faciais que serão destinados a profissionais da saúde. De acordo com Peres, cada parte da fabricação dos itens é distribuída e, posteriormente, todo o material é reunido para montagem dos EPIs, que estão sendo entregues em um local central que fará a distribuição para os hospitais que cadastraram a demanda. Estão envolvidos nesse trabalho diversos segmentos sociais do RS, prefeituras, Estado, universidades, empresas e pessoas que possuem impressora 3D.

O grupo é composto apenas por voluntários e recebe doações de material de trabalho. Os voluntários iniciaram os trabalhos no último dia 20 sem prazo para terminar, e devem continuar atuando enquanto houver demanda e materiais para a produção dos EPIs. O professor destaca ainda a participação do Campus Canoas do IFRS, que cedeu filamento e uma impressora 3D para auxiliar na impressão das peças.

Até o momento os seguintes hospitais cadastraram demandas:

• Hospital Pronto Socorro (HPS)
  • Hospital São Lucas (HSL)
  • Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) – Passo Fundo
  • Hospital Municipal de Novo Hamburgo (FSNH)
  • SAMU POA/RS
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)
  • Hospital Porto Alegre (AFMPA)
  • Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA)
  • Hospital Centenário de São Leopoldo (FHCSL)
  • Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
  • Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Hospital Ernesto Dornelles
  • Hospital de Caridade São Jerônimo
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
  • Hospital Montenegro

A lista é dinâmica e qualquer hospital pode entrar a qualquer momento e cadastrar o que precisa.

Saiba mais sobre a iniciativa do Brothers in Arms COVID-19 do Pacto Alegre: https://pactoalegre.poa.br/noticias/pacto-alegre-monta-grupo-de-voluntarios-para-apoiar-hospitais-demanda-e-por-epis

Poalab em home office fabricando peças para protetores faciais em conjunto com o grupo Brothers in Arms Covid-19