Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > IFRS - Campus Porto Alegre e Fabico/UFRGS realizam Curso de Extensão em EAD "Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar"

Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 13h41 | Última atualização em Quarta, 13 de Mai de 2020, 13h46 | Acessos: 3028

No período de 11 de maio a 03 de julho acontece o Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, uma realização do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade), da Fabico/UFRGS e do IFRS - Campus Porto Alegre, com o apoio da Comissão de Bibliotecas Escolares e Públicas (CBEP) do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). A abertura do Curso ocorre nesta quarta-feira, dia 13 de maio, às 19h, via webconferência.

O curso está sendo oferecido tendo em vista a necessidade de atualização no âmbito de biblioteca escolar e o contexto atual da pandemia da Covid-19, a situação de isolamento social, bem como a escassez de produção/publicação bibliográfica e eletrônica sobre tema e fontes de informação específicas e especializadas.

Com duração de 80h, a capacitação é oferecida na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD), mediada por computador, com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UFRGS. As atividades são realizadas de maneira síncronas, com interação dos participantes por meio de chats, às quartas-feiras, e assíncronas, com a utilização de vídeos, textos, fóruns de discussão, entre outras.

Entre os participantes do curso estão bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia, auxiliares de bibliotecas, professores, alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre, acadêmicos do Curso de Biblioteconomia (Fabico/UFRGS), alunos de Biblioteconomia de outras instituições e de outros cursos do IFRS e da UFRGS, além de contadores de histórias, intérprete de LIBRAS e pessoas da comunidade em geral, residentes em sete Estados do Brasil: Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Santa Catarina e Distrito Federal.

Ao longo das próximas semanas, serão abordados diversos temas, organizados em módulos que abrangem conceitos, objetivos e funções da biblioteca escolar, a legislação vigente, gestão e organização, práticas de mediação de leitura, pedagogias da mídia e da infância, internet e fake news e o acesso, o uso e a produção da informação.

Sob a coordenação das professoras Lizandra Brasil Estabel (IFRS - Campus Porto Alegre) e Eliane Lourdes da Silva Moro (Fabico/UFRGS), também ministrarão os conteúdos as professoras Gabriela Fernanda Cé Luft, Luciana Sauer Fontana, Magali Lippert e o bibliotecário Filipe Xerxeneski da Silveira, todos do IFRS - Campus Porto Alegre.

De acordo com a professora Lizandra Estabel, inicialmente estavam previstas 80 vagas, mas no primeiro dia de inscrições, pela grande procura, esgotaram-se as vagas e a Coordenação ampliou para o quantitativo de 120 inscrições, que também esgotaram em apenas três minutos.

Para a professora Eliane Moro, a relevância da realização do Curso se encontra na oportunidade de capacitação para as competências na atuação de bacharéis em Biblioteconomia, técnicos e auxiliares de biblioteca, professores e comunidade em geral, no que tange à oferta de serviços de qualidade na gestão da biblioteca e na mediação de leitura para a comunidade escolar.

Segundo a professora Lizandra, "isso demonstra o quanto, especialmente em tempos de isolamento social e trabalho remoto, é significativo oportunizar aos alunos, profissionais que atuam em bibliotecas escolares e comunidade interessada, a atualização nos temas propostos e a interação entre todos os participantes, através da EAD, compartilhando experiências e conhecimentos."

"É necessário reforçarmos o nosso compromisso com a qualificação das pessoas, através de ações de Extensão, para o acesso, uso e produção da informação, a fim de que a comunidade interna e externa da nossa Instituição seja atendida e tenha competência para selecionar e disseminar informação e construir conhecimento em tempos de aumento exponencial no uso das redes sociais e das tecnologias”, complementa Lizandra.