Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Jardim Sensorial do Campus recebe novas placas de identificação

Jardim Sensorial do Campus recebe novas placas de identificação

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 14h26 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 17h55 | Acessos: 4970

O Jardim Sensorial do IFRS - Campus Porto Alegre recebeu mais um reforço na última semana. Foram instaladas as placas de identificação adquiridas no ano passado com recursos do Programa de Auxílio Institucional à Extensão (PAIEX), por meio do projeto de extensão Jardim Sensorial: (re)-conectando os sentidos, contemplado pelo Edital IFRS nº 80/2018 – Auxílio institucional à extensão – 2019.

Uma das placas apresenta os objetivos e o histórico do Jardim Sensorial, enquanto outras trinta placas contêm informações sobre as espécies vegetais do jardim, sendo que cada uma conta com um QR code que dá acesso ao site do Jardim Sensorial (em construção). As placas instaladas nos caixotes têm um espaço para a futura colocação das informações em braile.

Conforme a professora Simone Kapusta, integrante da equipe do projeto, apesar das placas já terem sido instaladas, algumas espécies não estão presentes e precisarão ser replantadas na primavera, tais como as plantas das floreiras (caixotes), arruda, peixinho-da-horta, Physalis sp. e Tagetes sp.

As placas foram elaboradas pela bolsista de extensão selecionada para o projeto por meio do Edital IFRS nº 81/2018 – Bolsas de extensão – 2019, Nathália Silva de Campos, que é acadêmica do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do campus. Ela também elaborou um manual sobre as plantas do jardim e o site do projeto (ainda em construção).

Neste período de suspensão em que o campus está fechado, devido à pandemia da Covid-19, o jardim tem recebido cuidados como a rega esporádica das plantas, realizada pela equipe da empresa terceirizada prestadora de serviços de limpeza e manutenção do campus. Além disso, a professora Simone tem ido, periodicamente, alimentar as minhocas do minhocário. "Outras atividades de manutenção, como retirada de inços e replantio, serão efetuadas quando no retorno das atividades do campus", coloca Simone.

Confira algumas fotos das novas placas instaladas (mais fotos disponíveis em https://www.facebook.com/ifrspoa/posts/3215854998478917):

Saiba mais sobre o projeto Jardim Sensorial

Os jardins sensoriais fornecem um recurso valioso para diversos usos, desde a educação até a recreação. Nesses ambientes, que se desenvolveram a partir da necessidade de inclusão de pessoas com deficiência física, os componentes são escolhidos para despertar os sentidos, de forma a proporcionar uma estimulação sensorial.

Desde 2018, encontra-se em implantação um Jardim Sensorial no IFRS, Campus Porto Alegre, aberto à visitação pública. De forma paralela e complementar, o projeto de extensão “Jardim Sensorial: (re) conectando os sentidos” também teve início em 2018 e visa contribuir para a sensibilização do público alvo, quais sejam: os(as) alunos(as) da rede pública de ensino, comunidade interna da Instituição e comunidade externa, nas temáticas inclusão e meio ambiente, e na adequação do Jardim para que o mesmo possa ser inclusivo.

Foram analisadas as principais normas e legislações que tratam sobre inclusão, bem como efetuado o contato com a Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), tendo sido identificadas as adequações necessárias no espaço destinado ao Jardim Sensorial, propiciando que as atividades de estímulo sensoriais sejam efetuadas com autonomia, destaca-se que algumas adequações já foram efetuadas. Ainda, foi aplicado um questionário junto aos professores de uma escola de ensino médio, buscando-se conhecer as demandas relacionadas à temática ambiental, e que serão consideradas para a elaboração de roteiros de educação ambiental a serem utilizados durante as visitas dos(as) alunos(as) ao Jardim Sensorial.

Espera-se que o jardim funcione como ferramenta e como espaço inclusivo formal e não formal de educação ambiental.