Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Ações extensionistas do campus entregam protetores faciais, luvas e álcool em gel para cooperativas de catadores de Porto Alegre

Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 15h41 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 15h44 | Acessos: 2094

Dando continuidade às ações solidárias e extensionistas vinculadas ao Edital IFRS nº 23/2020 – Apoio a Projetos de Extensão voltados ao enfrentamento do Coronavírus - COVID-19, no último dia 10 de julho, o IFRS - Campus Porto Alegre realizou a entrega de protetores faciais, luvas e álcool em gel para quatro cooperativas de catadores de resíduos sólidos de Porto Alegre. A ação faz parte do projeto de extensão Saúde e Segurança do Trabalho de Catadores no contexto da Pandemia, com a colaboração do projeto de extensão Produção de Higienizante Tipo Álcool Glicerinado 80 %v/v para Mãos, que forneceu o álcool em gel, e também do Comitê Local de Acompanhamento e Prevenção à COVID-19, que realizou as entregas.

Os protetores faciais foram produzidos pelo Poalab, laboratório de fabricação digital (FabLab) do IFRS - Campus Porto Alegre, após duas rodadas de testes com as cooperativas em que foram apontadas adequações aos protótipos. O tipo de luva também foi escolhido com participação das cooperativas, que testaram quatro modelos e indicaram a mais propícia à atividade de triagem.

Além da produção e aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o projeto realizou quatro formações virtuais com os grupos de trabalhadores sobre os seguintes temas: 1) Segurança do trabalho; 2) Riscos biológicos e COVID – 19; 3) Medidas Sanitária e Coletivas; 4) EPIs. As cooperativas produziram mapas de risco de seus espaços de trabalho e elaboraram protocolos de prevenção à COVID-19 e de outros riscos.

Saiba mais sobre as ações

O projeto "Saúde e Segurança do Trabalho de Catadores no contexto da Pandemia" objetiva auxiliar catadores de materiais recicláveis na construção de soluções para a segurança do trabalho no contexto da Pandemia por Coronavírus (COVID–19). Participam da equipe as docentes do IFRS Ioli Gewehr Wirth (coordenadora), Valéria Costa de Oliveira e Maria Cláudia Kirsch Bíssigo, as estudantes Paula Moletta Pedroso e Janaína Curtinaz de Oliveira, tendo como colaborador o professor André Peres, coordenador do Poalab.

As cooperativas de Porto Alegre atendidas pelo projeto são: Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT); Cooperativa de Catadores Padre Cacique; Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) e Cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos urbanos, produção e industrialização de materiais derivados dos trabalhadores autônomos do bairro Restinga (Coopertinga).

Já o projeto “Produção de Higienizante Tipo Álcool Glicerinado 80 %v/v para Mãos”, coordenado pelo químico Rafael Dutra Soares, servidor técnico-administrativo do Campus Porto Alegre, foi desenvolvido por uma equipe área de Química do campus com o objetivo de produzir, evasar e distribuir higienizante tipo álcool glicerinado 80 %v/v para mãos, de acordo com a formulação recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), seguindo os preceitos da Farmacopeia Brasileira e conforme os critérios estabelecidos pela RDC nº 350, de 19 de março de 2020, da Anvisa. Tal produto será distribuído pelo Comitê Local de Acompanhamento e Prevenção ao Covid-19, parceiro nessa ação, ao público-alvo que inclui comunidades interna e externa do IFRS - Campus Porto Alegre, considerando a dificuldade de acesso aos produtos higienizantes no momento de crise atual.

O trabalho foi desenvolvido nos laboratórios de Química do Campus Porto Alegre, respeitando as boas práticas de laboratório e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, e adotando os critérios de distanciamento social a fim de garantir a minimização dos riscos aos envolvidos. A produção foi realizada por professores, técnicos e alunos voluntários capacitados para a realização das tarefas, sob orientação da equipe dos profissionais voluntários mencionados. O público atendido inclui alunos do campus em situação de vulnerabilidade e suas famílias, indígenas, cooperativas de catadores de resíduos sólidos e alunos dos cursos pré-vestibulares. Através da doação da produção, espera-se contribuir para o atendimento às comunidades mais carentes, bem como fortalecer as ações do Comitê Local de Acompanhamento e Prevenção à Covid-19.