Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 13h06 | Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 18h41 | Acessos: 51970

Veja nesta página:

Perguntas Frequentes | Gerar GRU | Atestados | Ética na Pesquisa | Inovação

  • Perguntas Frequentes

O que preciso antes de submeter um projeto de pesquisa?

  1. Verifique se há alguma pendência nos editais anteriores, envolvendo relatórios, prestação de contas, termo de doação, patrimônio, etc. conforme previsto no Art 4º da Resolução 032/2015.
  2. Atualize o seu Lattes. Será necessário o envio desse arquivo com comprovação de data de atualização a partir de 1º/12/2017.
  3. Inicie a redação do seu projeto o mais cedo possível para evitar o esquecimento de algum detalhe que comumente ocorre às vésperas do deadline.
  4. Verifique a necessidade de aprovação do seu projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa - CEP, do IFRS. Acesse as perguntas frequentes relativas à ética na pesquisa, bem como o site do CEP do IFRS para mais esclarecimentos e atente para os prazos previstos no edital.
  5. Procure apoio da DPPI ou dos colegas do DAP para esclarecimentos sobre classificação de itens de custeio ou capital a fim de redigir corretamente a sua proposta.
  6. Certifique-se de estar cadastrado em um Grupo de Pesquisa institucional conforme prevê a Resolução 032/2015, art. 4º §5.
  7. Caso o seu projeto envolva cooperação técnica / científica, verifique com antecedência se há termo firmado ou quais documentos necessários e fluxos no Setor de Convênios do IFRS
  8. Leia atentamente o edital para o qual a proposta está sendo submetida a proposta e aproprie-se da norma vigente no IFRS em relação ao PROBICT e AIPCT (Resolução 032/2015 e IN PROPPI 004/2014 - prestação de contas).
  9. Caso o seu projeto envolva cooperação técnica / científica, verifique com antecedência se há termo firmado ou quais documentos necessários e fluxos no Setor de Convênios do IFRS

Acesse as Perguntas Mais Frequentes dos pesquisadores do IFRS reunidas  numa cartilha (.pdf) hospedado no site da PROPPI - Reitoria do IFRS.

  • GRU

Passo a passo para geração da Guia de Recolhimento da União - GRU por parte dos pesquisadores para devolução de valores não utilizados

  1. Acesse o link: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp.
  2. Unidade Gestora: Preencher com o número 158261 
  3. Gestão e nome da Unidade: 26419 (Campos preenchidos automaticamente pelo sistema)
  4. Código do recolhimento: Escolher a opção: 68888-6 - ANUL.DESPESA NO EXERCICIO  GRU parte 1
  5. Clicar no botão "avançar"
  6. Preencher os campos obrigatórios: Número de Referência (Pode ser o numero do processo aberto ou a identificação do Campus - 15826126419), CPF do contribuinte, Nome do contribuinte, Valor principal e Valor totalGRU parte 2
  7. Clicar no botão Emitir GRU
  8. Pagamento exclusivo pelo Banco do Brasil.

  • Atestados

BOLSISTA:
Conforme a Cartilha de Perguntas Frequentes, item 24.

 Para receber a  certificação de que foi bolsista em  um projeto de  pesquisa  e/ou   inovação concluído, como devo proceder ?

  • FOMENTO  INTERNO  - O  aluno  deverá  solicitar à  Direção/Coordenação  de  Pesquisa, Pós - Graduação e Inovação  do seu  Campus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
  • CNPQ  – O  aluno  deverá  enviar  e - mail  para  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando  o  comprovante  da  bolsa.  Deverão  ser  informados  no  e - mail  o  nome completo,  CPF,  nome  de  projeto  de  pesquisa,  modalidade  de  bolsa e instituição  de  origem .
  • FAPERGS  - Enviar  e - mail  para  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ,  com  a  solicitação  do  comprovante  da  bolsa.  O  e - mail  deverá  conter  o  nome  completo  do  bolsista,  nome  completo  do  orientador,  instituição,  nome  do  projeto  e tipo  e  ano  da  bolsa.

 PESQUISADOR:

  • FOMENTO  INTERNO e Editais gerenciados pelo Campus - O  servidor  deverá  solicitar à  Direção/Coordenação  de  Pesquisa, Pós - Graduação e Inovação  do seu  Campus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), informando os dados do projeto (edital, ano, nome do projeto, nome do coordenador).
  • CNPQ e FAPERGS – O  servidor  deverá  solicitar à PROPPI enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os dados do projeto.

  • Ética na Pesquisa

Material usado em palestras do Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS

Mais informações sobre o Comitê de Ética do IFRS em: http://ifrs.edu.br/institucional/comites/comite-de-etica-em-pesquisa/

  • Inovação

Coleção de vídeos de tratam de temas relativos à inovação

Como transformar sua pesquisa numa patente

Sua pesquisa precisa de cadastro no SisGen?

Novo Marco Legal da Biodiversidade - Minha pesquisa precisa de cadastro no SisGen?

Registro de Software

Acesse o site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, conheça o  Guia Básico sobre Programa de Computador e Saiba todas as informações necessárias para fazer seu pedido de registro de programa de computador acessando o Manual do Usuário (.pdf).

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->