Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > MostraPoA encerra sua 18ª edição com premiação dos trabalhos em destaque
Início do conteúdo da página

MostraPoA encerra sua 18ª edição com premiação dos trabalhos em destaque

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 13h12 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 11h21 | Acessos: 4543

A 18ª MostraPoA - Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre, realizada nos dias 03 e 04 de outubro de 2017, foi mais uma excelente oportunidade de compartilhar o conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão por parte de estudantes e servidores de diversas instituições de Ensino Técnico e Superior, entre institutos federais, escolas técnicas e universidades. 

A edição deste ano, que veio com o tema "Protagonismo e Inovação: estabelecendo conexões", contou com 225 submissões de trabalho, sendo 190 aceitos para apresentação, em forma de relatos nas categorias de pesquisa, ensino e extensão.

Participaram nos dois dias do evento, como apresentadores, autores e/ou ouvintes, estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Técnico e Superior de diversas regiões do estado. Foram 123 trabalhos apresentados na modalidade Oral e 67 em Pôster, por alunos de cursos de Ensino Médio e Técnico, bem como do Ensino Superior e Pós-graduação, distribuídos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Lingüística, Letras e Artes.

A mostra, que ocorreu nas dependências da sede Centro do Campus Porto Alegre, teve início na manhã de terça-feira, dia 03, e prosseguiu até a noite de quarta-feira, dia 04, com a palestra de encerramento, às 19h30min no auditório Rui M. Cruse. A solenidade de premiação dos trabalhos destaque no evento ocorreu no dia 04, às 15h30min, também no auditório.

Os trabalhos premiados podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, no site do evento: mostra.poa.ifrs.edu.br.

 

 

Dois dias para compartilhar conhecimentos produzidos no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão

A solenidade de abertura da Mostra foi realizada no dia 03, às 10h, no auditório Rui M. Cruse, com a participação do pró-reitor adjunto de Extensão do IFRS, Getúlio Stefanello, representando o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto; do pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Marcus André Kurtz Almança, e do pró-reitor adjunto de Ensino do IFRS, Rodrigo Ernesto Schröer; do diretor-geral do Campus Porto Alegre, Marcelo Schmitt; e do diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus e presidente da Comissão Organizadora da 18ª MostraPoA, Evandro Manara Miletto. Acompanharam a abertura também os diretores de Extensão Celson Canto, e de Ensino, Fábio Okuyama, do Campus Porto Alegre.

Logo após as falas das autoridades, houve apresentação musical com o Conjunto de flautas doces e Jornada de Música de Câmara, do Projeto Prelúdio. Após a abertura oficial, aconteceu a palestra "A Fabricação Pessoal e a Inovação da Educação, Ciência e Tecnologia", com o professor André Peres, do Campus Porto Alegre.

 

Na parte da tarde, às 13h30min, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas durante os dois dias em diferentes horários e locais do Campus, estando entre as salas do 2º andar as apresentações Orais, e no espaço do átrio, no térreo, as apresentações em pôster. 

 

No intervalo das sessões de trabalhos entre a tarde e a noite da terça-feira, às 17h30min, o público pode prestigiar os relatos de experiência dos servidores e alunos do campus participantes da Operação Rondon - UDESC 2017. 

Na quarta-feira à tarde, após a última sessão de trabalhos e antes da cerimônia de entrega da premiação, houve um momento do Palco Aberto, onde servidores e alunos mostraram seus talentos musicais, no palco do auditório Rui Cruse.

À noite, após o StartPoa, às 18h, aconteceu a palestra "Clic! Fatores de Sucesso Profissional", com Lisiane Szeckir, seguida pela  apresentação musical do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical. Às 19h30, a palestra “Nanotecnologia: Princípios, Aplicações e Perspectivas". Palestrantes: Sabrina Arcaro e Tiago Bender Wermuth, encerrou o evento.

 

StartPoA estreia na MostraPoA

Após a premiação, às 16h30, houve a estreia do evento StartPoA, novidade integrante desta edição da MostraPoA. Concebido para incentivo à criatividade e desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores para a sociedade, o objetivo deste evento é despertar nos participantes o espírito do futuro empreendedor, apresentando propostas para incrementar ou criar soluções de impacto para a comunidade.

Puderam participar do evento qualquer estudante regularmente matriculado em cursos de Nível Médio Técnico, Superior e Pós-graduação do IFRS, devendo contar com pelo menos um servidor orientador efetivo vinculado ao IFRS. Suas propostas deveriam propor soluções inovadoras e que visem novos processos, produtos, serviços e soluções a desafios tecnológicos voltados para as diversas áreas do conhecimento.

O evento foi composto por cinco etapas, desde a inscrição prévia, até a premiação de destaque para as três melhores propostas apresentadas. As propostas inscritas foram avaliadas e classificadas na segunda etapa, e as oito selecionadas foram chamadas à terceira etapa: a apresentação no StartPoA, que consistia na exposição da proposta para a banca de avaliadores, aberta ao público, em formato Pitch com duração de até 3 minutos, com o objetivo de convencer que sua proposta vale a pena.

Apresentaram-se no StartPoA dez equipes, sendo dois deles projetos já pré-incubados na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - IEBT do Campus Porto Alegre e que não concorreram à premiação do evento; e os demais foram os finalistas, sendo quatro destaques selecionados e classificados como primeiro, segundo e terceiro colocados (duas propostas ficaram empatadas em terceiro lugar).

As apresentações aconteceram no formato Pitch, em que um integrante de cada equipe - escolhido como líder - teve que apresentar proposta em três minutos, rigorosamente de acordo com a técnica do Elevator Pitch. Os projetos e apresentações foram avaliados por uma banca de especialistas convidados, das área de empreendedorismo, incubadoras e potenciais investidores.

Os quatro trabalhos que ficaram em destaque foram: 

  • 1º) 2Safe: seus registros médicos em um aplicativo (alunos do Campus Canoas do IFRS)
  • 2º) Sistema de monitoramento de ambientes de produção e armazenamento de produtos farmacêuticos com uso de sensores wireless inteligentes de baixo custo (aluno do Campus Restinga do IFRS) 
  • 3º) Onde Tem? Plataforma de Publicação de Promoções em Mercados (alunos do Campus Porto Alegre do IFRS)
  • 4º) Plataforma Portifólio Digital (alunos do Campus Porto Alegre do IFRS)

 

As propostas vencedoras foram convidadas a participar da fase de pré-incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - IEBT e/ou Incubadora Tecno-social do Campus Porto Alegre, onde contarão com o suporte de consultores e infraestrutura para desenvolvimento de empreendimentos inovadores cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas e nos quais a inovação representa alto valor agregado. 

 

Atividades paralelas

Além das apresentações de trabalhos e palestras, e da novidade StartPoA deste ano, a MostraPoA contou com mais uma diversidade de atividades paralelas; entre elas as oficinas Primefaces, Firebase e Bootstrap, na área de Informática; exposições de programas e projetos de Extensão, como o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Sexualidade (NEPEGS) e o projeto TRANSENEM; apresentação do POALAB; e de cursos e áreas acadêmicas do campus, como Espaço Biotecnologia, Mostra PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), Espaço Ciências Sociais e Aplicadas e Grupo GEDES; e a Exposição Fotográfica "Prelúdio 35 anos".

  

O objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições de Ensino Técnico e Superior.

A 18ª MostraPoA foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, estando sua organização sob responsabilidade da Comissão Organizadora do evento.


Galeria de fotos: 

Mais fotos estão disponíveis em: facebook.com/ifrspoa.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->