Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Egressos do IFRS e comunidade externa podem participar na tomada de decisões do Instituto

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 15h39 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 15h59 | Acessos: 1978

Estudantes egressos e representantes da comunidade externa ligados a entidades e ao setor público podem participar do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As candidaturas podem ser inscritas até 12 de janeiro de 2018.

O Conselho Superior (Consup) é o órgão máximo do IFRS. Tem caráter consultivo e deliberativo e entre suas atribuições está: aprovar as diretrizes para atuação do Instituto Federal e zelar pela execução de sua política educacional; aprovar os planos de desenvolvimento institucional e de ação e apreciar a proposta orçamentária anual; aprovar o projeto político-pedagógico, a organização didática, regulamentos internos e normas disciplinares da instituição.

Sobre as candidaturas

Para concorrer à vaga de aluno egresso é necessário ter concluído pelo menos um curso no IFRS e não ter vínculo profissional ou estudantil com a instituição. No caso da comunidade externa, há oportunidade para representantes de três segmentos: entidades patronais; entidades dos trabalhadores; e setor público e/ou empresas estatais. A exigência é que o candidato não possua vínculo com o Instituto. Para todas as vagas, haverá um titular e um suplente.

O mandato tem duração de dois anos. Os conselheiros participam de sessões ordinárias, que ocorrem a cada dois meses em um dos 16 municípios onde estão instalados os campi do IFRS, além de sessões extraordinárias, solenes e especiais. Não são remunerados, mas recebem diárias como colaborador eventual para participar das sessões.

A inscrição deve ser feita com o envio de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme detalhamento que consta dos editais 70 e 71, disponíveis no site do IFRS (ifrs.edu.br), na aba Editais / Consup. A definição dos membros será por sorteio público entre os inscritos, no dia 16 de janeiro de 2018, às 14 horas, na Reitoria do IFRS (rua General Osório, 348, Centro, Bento Gonçalves). O resultado será publicado no site no dia 17 de janeiro de 2018.

Mais informações podem ser conferidas nos editais (confira aqui). É de responsabilidade do candidato a leitura do documento.

Saiba mais sobre o Consup no site www.ifrs.edu.br, na aba Institucional / Conselho Superior.