Você está aqui: Página inicial

Estudantes do IFRS cursam disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal

Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 10h49 | Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 11h58 | Acessos: 3500

Cinco alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão cursando disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Bragança, Portugal. É o terceiro semestre consecutivo no qual estudantes da instituição fazem intercâmbio no IPB. Eles participaram de uma seleção feita através do edital n° 33/2017, no qual um dos estudantes foi contemplado com uma bolsa de R$ 7.000,00 com recursos do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional (Pimei). Os demais intercambistas custearam suas despesas.

Quatro, dos cinco estudantes, foram para Portugal no mês de janeiro de 2018 e a previsão é de que retornem em agosto deste ano. O contemplado com a bolsa Pimei, Luan Henrique Kunzler, é do curso de Engenharia de Controle e Automação, do Campus Farroupilha. Sobre a experiência ele destaca que é uma forma de tornar-se resiliente “Tanto no âmbito social quanto no estudantil”. O aluno destaca ainda que esse período proporcionará um crescimento pessoal que será essencial para a futura vida profissional.

Mônica Francine Lucas Dutra, cursa Tecnologia em Gestão Ambiental, e é do Campus Porto Alegre. Sabrine Isabel Risson e Maiara Paula Woievoda Onyszko, são do curso de Tecnologia em Design de Moda do Campus Erechim. Entusiasmada, Maiara se diz maravilhada com a vivência em terras portuguesas e no IPB “Estou tentando aproveitar cada minuto e espero voltar com muita experiência e história para contar. Agora já começamos a fazer trabalhos, frequentar as matérias certas e nos enturmar. Eu estou amando tudo. Não tenho palavras para tanta gratidão que eu tenho pela oportunidade”.

A aluna Fernanda Fátima Possamai, do curso de Licenciatura em Química, do Campus Feliz foi em setembro de 2017 e prorrogou a mobilidade por mais um semestre, desta forma ela deve retornar também em agosto deste ano. Questionada sobre o que espera deste intercâmbio, Fernanda é direta “Agregar ainda mais conhecimento a nossa área acadêmica e também nas diferentes áreas que aqui podemos estudar e são associadas ao nosso curso”.

(Texto: Melina Leita - Reitoria IFRS)