Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso de extensão abordará o tema "Os Anos Rebeldes e a ditadura civil-militar no Brasil" durante o mês de abril

Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 13h25 | Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 14h17 | Acessos: 3607

Será realizado durante o mês de abril de 2018, no IFRS - Campus Porto Alegre, o curso de extensão "Os Anos Rebeldes e a ditadura civil-militar no Brasil", destinado a estudantes das redes pública e privada de ensino médio, técnico e superior, professores e público em geral. Sob coordenação da professora Helen Scorsatto Ortiz, o curso será ministrado pelo professor e historiador Nilo André Piana de Castro, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP-UFRGS).

O curso será desenvolvido de forma presencial ao longo de todo o mês de abril de 2018, em oito encontros: terças-feiras, das 19h às 22h30, e quintas-feiras, das 19h às 20h30, no auditório Rui Cruse, andar térreo da Torre Norte do IFRS - Campus Porto Alegre, e contará também com atividades e tarefas a serem realizadas a distância.

Tanto o evento como as inscrições são gratuitos, valendo certificação. As inscrições serão realizadas no dia do evento, mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o curso

De acordo com a proposta, o curso 'Anos Rebeldes e a ditadura civil-militar no Brasil' pretende oportunizar ao público alvo o conhecimento do que foi a ditadura civil-militar no Brasil, por meio de uma detalhada contextualização da política, da cultura, das relações e processos sociais, bem como do ambiente internacional ao tempo dos fatos (1964-1985) e também sua repercussão nos anos seguintes (1989-1992). O fio condutor será a exibição da minissérie Anos Rebeldes, que conta a história de um grupo de jovens secundaristas, tendo como pano de fundo os anos de ditadura civil-militar, desde os momentos que antecedem o golpe que derrubou João Goulart até o momento da abertura política.

Concomitante à exibição, serão contextualizados vários aspectos do período que ela retrata, utilizando diferentes materiais sob o prisma da História, da Literatura e da Sociologia. Serão discutidos também aspectos relacionados à realização da minissérie, buscando compreender a época que ela foi elaborada e produzida, assim como suas relações com o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Com isso, pretende-se contribuir para a formação de uma consciência crítica em torno dos fatos do período e do tempo presente.