Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Você quer um campus mais bonito, mais vivo? Colabore com o nosso Jardim Sensorial!

Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2018, 09h19 | Última atualização em Quarta, 02 de Mai de 2018, 13h54 | Acessos: 6900
imagem sem descrição.

Jardim sensorial - o que você pode fazer

O Jardim Sensorial que está sendo implementado na área frontal do IFRS - Campus Porto Alegre, tem sido planejado e discutido desde o primeiro semestre de 2017, sendo um dos Projetos Integradores, componentes da matriz curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. 

O objetivo principal deste projeto é o estímulo dos sentidos, além de uma função estética e de lazer, podendo colaborar no restabelecimento da harmonia paisagística da região e na melhoria da qualidade do ar. Pretende-se disponibilizar um espaço no qual possam ser promovidas práticas pedagógicas não convencionais, isto é, atividades fora da sala de aula e em contato direto com a natureza, as quais promovam aprendizado mais efetivo nos alunos;  desenvolver atividades de percepção sensorial envolvendo três sentidos (olfato, tato e visão); oportunizar as relações sociais e ambientais entre docentes, discentes e funcionários do IFRS; propiciar treinamento a monitores que se responsabilizarão no cuidado e manutenção do jardim.

Complementar ao projeto Jardim Sensorial, também entrará em desenvolvimento o projeto Jardim sensorial: (re)-conectando os sentidos, contemplado no Edital IFRS Nº 74/2017 - Bolsas de Extensão - 2018 e Edital IFRS Nº 75/2017 - Auxílio Institucional à Extensão - 2018. Por meio desse projeto, serão adequados alguns espaços do Jardim às necessidades específicas de pessoas com deficiência física e/ou visual, tais como altura de canteiros, colocação de placas em braile, entre outras. Outra atividade que será efetuada pelo projeto de extensão, envolve o contato com Escolas Públicas, em que serão levantadas demandas relacionadas à educação ambiental, o que resultará na proposição de atividades a serem desenvolvidas no Jardim, quando do recebimento de grupos de visitação. 

Estudos paralelos como captação da água da chuva e construção de uma composteira também estão sendo desenvolvidos. 

Porém, para que esse projeto seja implementado, precisamos da ajuda da nossa comunidade, por meio da doação de mudas. 

Considerando o objetivo do Jardim Sensorial, foram definidas plantas que possam ser utilizadas para estimular os sentidos e que devido aos seus requisitos de luminosidade, solo, entre outros possam se desenvolver na área frontal do Campus.

Para o tato foram selecionadas: boldo chileno, tansagem e gerânio (não pendente); para o olfato: hortelã, lavanda e manjericão e para o visual: clorofito, tradescantia, coração-magoado e cravo de defunto. Para preenchimento dos canteiros pretende-se utilizar grama preta.

Confira a lista de mudas necessárias no link: Jardim sensorial - o que você pode fazer

 

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->