Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Projeto Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS) foi apresentado no campus

Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2018, 08h49 | Última atualização em Quarta, 02 de Mai de 2018, 11h51 | Acessos: 2415

Na manhã do dia 9 de abril, um grupo com cerca de 60 estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre participou de uma palestra que abordou o Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS), ministrada pela secretária-adjunta da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Drª Maria Patrícia Möllmann. A atividade fez parte da disciplina de Licenciamento Ambiental do curso de Gestão Ambiental, e foi realizada no auditório Rui Cruse do campus.

Professores e alunos atentos as potencialidades da nova ferramenta, que será disponibilizada no final de 2018, realizaram diversos questionamentos sobre a estrutura, modelagem e implementação do Projeto ZEE-RS, estabelecendo uma interação positiva e produtiva entre os participantes.

(Foto: Divulgação/zeers.blogspot.com.br)

Sobre o ZEE-RS

O Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS) é um instrumento de auxílio ao planejamento e ordenamento territorial, que busca reconhecer as peculiaridades, vulnerabilidades e potencialidades do Rio Grande do Sul, com o intuito de subsidiar nas decisões – seja no Meio Físico, Biótico, Socioeconômico ou Jurídico-Institucional – pelo desenvolvimento ecológico, econômico e social do estado, de maneira sustentável.

Com a ajuda do ZEE, será possível definir políticas públicas, planos e programas para a articulação, entre regiões econômicas, quanto à melhor utilização de seus recursos naturais. Será a partir do ZEE que toda a sociedade poderá ter acesso a esclarecimentos, tanto sobre as limitações, quanto às oportunidades e benefícios que se apresentarão ao estado, em um breve futuro.

Leia também: Zoneamento Ecológico Econômico do RS é tema de palestra dia 09/4 no Campus Porto Alegre