Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Processo Seletivo 2018/2: prazo de inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos encerra nesta segunda, 14/5

Publicado: Segunda, 14 de Mai de 2018, 13h48 | Última atualização em Segunda, 14 de Mai de 2018, 14h38 | Acessos: 2790

Encerram hoje, dia 14 de maio de 2018, as inscrições para o processo seletivo de estudantes 2018/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). São ofertadas 1.321 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e em cursos de graduação gratuitos em nove campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão (confira a relação dos cursos abaixo). As aulas terão início no segundo semestre deste ano.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no endereço ingresso.ifrs.edu.br. Além do processo seletivo, os candidatos podem utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 como critério para classificação; ou concorrer nas duas modalidades: prova do IFRS e nota do Enem. A taxa de inscrição do processo seletivo para quem optar por realizar a prova do IFRS é de R$ 35,00 para os cursos técnicos e R$ 50,00 para os cursos superiores e deve ser paga até 15 de maio de 2018. A prova será realizada no dia 10 de junho.

Todas as informações e formulários do Processo Seletivo estão disponíveis nos editais publicados no site ingresso.ifrs.edu.br. É responsabilidade dos candidatos a leitura do documento.

Inscrições: 24/04 a 14/05/2018

Prova: 10/06/2018

Mais informações: ingresso.ifrs.edu.br, aba “Editais e Manuais

Estudantes podem contar com reforço na preparação

Para auxiliar os candidatos em seus estudos para a prova própria do Instituto, está sendo ofertado o Pré-IFRS, curso gratuito na modalidade a distância (EaD). O Pré-IFRS tem como base de conteúdo provas simuladas de processos seletivos anteriores próprios do IFRS e também de outras instituições, a maioria resolvida e comentada pelos professores.

O curso é aberto à participação de qualquer pessoa. As inscrições são online, gratuitas e estão abertas. Mais informações e inscrições no site ead.ifrs.edu.br.

>> Conheça as modalidades de cursos oferecidos neste Processo Seletivo 2018/2:

Técnicos subsequentes – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Superiores de tecnologia – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

Bacharelados – cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho.

Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia.

>> Cursos ofertados, vagas* e campi participantes do processo

* Das vagas ofertadas, metade é destinada à prova própria do IFRS e a outra metade à classificação via nota do Enem

Campus Alvorada (Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campus Verdes, Alvorada/RS)

Técnico em Tradução e Interpretação de Libras (subsequente ao Ensino Médio) – tarde, 30 vagas