Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso de extensão em Gestão de Artes Circenses será ofertado pelo Campus Porto Alegre em parceira com o Conselho Estadual de Cultura
Início do conteúdo da página

Curso de extensão em Gestão de Artes Circenses será ofertado pelo Campus Porto Alegre em parceira com o Conselho Estadual de Cultura

Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 08h47 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 15h25 | Acessos: 4217

Na última terça-feira, 19 de junho, em reunião ordinária do Conselho Estadual de Cultura (CEC) do Rio Grande do Sul, foi apresentada a proposta do Curso de Extensão de Gestão em Artes Circenses, a ser ofertado em conjunto entre o IFRS - Campus Porto Alegre e a entidade. A sessão ocorreu em um circo da capital, o Circo Italiano Bellisimo. 

Conforme explica o diretor-geral do campus, Marcelo Schmitt, este curso tem sido construído ao longo dos últimos meses por um conjunto de professores do Campus Porto Alegre e de pessoas ligadas ao Conselho que participarão em um projeto de extensão que busca reunir as competências dos docentes do campus àquelas do mundo das artes. 

Serão sete professores do IFRS e dez da parceria com o CEC envolvidos. Entre os servidores do IFRS estão os docentes Walter Karwatzki (coordenador do curso), Bianca Pilla, Cláudio Farias, Marina Cyrillo, Maria Cláudia Bissigo, Adriana Pinho, Marcelo Schmitt e Wagner Feloniuk. 

Entre os colaboradores da CECRS e externos, estão Liana Y. Richter, Luciano Fernandes, Marco Aurélio Alves,,Marlise Machado, Plínio Mósca, Patrícia de Oliveira Freitas Sacchet, Marcelo Restori e Gabriel Martins.

A previsão de início do curso é agosto deste ano, com término em junho de 2019.

Mais sobre o curso

O Conselho Estadual de Cultural, órgão parceiro e proponente do curso, constatou que o artista circense é desprovido de forma adequada de determinadas habilidades da sua profissão e que exige conhecimentos tais como os relacionados à segurança do trabalho e gestão profissional.   

Assim, o curso tem como como objetivo aprimorar, aprofundar e atualizar profissionais das artes circenses na questão profissional. A proposta é capacitar, como formação continuada, os trabalhadores que já atuam nas diversas áreas das artes circenses. Segundo o coordenador Walter Karwatzki, este é um curso único no Brasil.

No âmbito contextual do Campus, o curso adiciona à sua formação vocacional uma vertente em que a cultura agrega para tornar o indivíduo uma pessoa plena, crítica e transformadora da sociedade em que vive. No que diz respeito à importância do curso, salienta-se que as artes em geral e principalmente as artes circenses são conhecidas pelo seu caráter informal, sendo necessário o movimento de formalização e democratização destes saberes. 

O curso de extensão Gestão em Artes Circenses está localizado no eixo tecnológico de Produção Cultural e Design, e será ofertado na modalidade presencial, no turno da noite, dentro do IFRS - Campus Porto Alegre, com encontros três vezes por semana, às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h20 às 21h40, totalizando uma carga horário da 332 horas, durante dois semestres. Para conclusão do curso será de obrigatória frequência mínima de 75%  por disciplina. 

O curso é gratuito. Serão ofertadas 30 vagas, e o ingresso se dará por análise de currículo e carta de intenção. Os requisitos para o ingresso serão ter 18 anos ou mais, ser alfabetizado e apresentar carta de intenção e currículo. 

Confira algumas fotos da reunião realizada entre IFRS e CEC na tarde de terça-feira, no Circo Italiano Bellisimo:

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->