Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Alunos de Processos Gerenciais realizam visita técnica em Cambará do Sul

Alunos de Processos Gerenciais realizam visita técnica em Cambará do Sul

Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 11h51 | Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 11h52 | Acessos: 2652

No último sábado, 30 de junho, alunos da turma do segundo semestre do Curso Superior em Tecnologia em Processos Gerenciais (SPG) do IFRS – Campus Porto Alegre estiveram em Cambará do Sul para duas visitas técnicas realizadas dentro da disciplina de Gestão de Operações, ministrada pelo professor Claudio Farias.

A primeira visita aconteceu no Cambará Eco Hotel, primeiro hotel com moldes ecológicos sustentáveis dos Campos de Cima da Serra em Cambará do Sul - RS. No local, a turma conversou com o proprietário, José Antônio Brugnera, que explicou o funcionamento do lugar e também relatou como é a operação de um hotel 100% sustentável. Brugnera destacou o reaproveitamento de tudo que é produzido, inclusive o lixo orgânico. Além disso, frisou que o hotel não realiza nenhum tipo de desperdício, entre eles de comida. "Tudo é muito bem planejado, todos os nossos funcionários são treinados para atender todas as necessidades dos hóspedes e do hotel", declarou.

Logo após, a turma se deslocou até o sítio Querência Macanuda, que produz as geleias e antepastos Sabores da Querência. Lá foi recebida pelos proprietários do lugar, Álvaro Martins Junior e sua esposa Claudia, que explicaram como é feita a produção da geleia, desde a plantação das frutas até sua comercialização, seja física ou pela internet.

"A visita técnica foi de extrema importância para que nós, alunos, pudéssemos associar o conhecimento técnico adquirido em aula ao conhecimento prático empresarial. Conhecer as empresas, seus procedimentos e suas estratégias permitiu-nos pensar como gestores que após a conclusão do curso seremos. E, além dos ensinamentos associados à gestão de operações, os quais fomos buscar, adquirimos incentivo e lições reais de empreendedorismo e sustentabilidade", afirmou a aluna Gabriela Lelis Nascimento, representante da turma.

Já o aluno Leonardo Soares salientou que "a visita foi muito enriquecedora, tanto pessoal quanto profissionalmente falando, pois foi proporcionado conhecimento geográfico, cultural, político e econômico de uma região pouco explorada e conhecida por pessoas que moram em grandes centros, como nós, alunos do IFRS - Porto Alegre. Além de conhecermos de perto a operação de duas empresas de ramos, portes e estratégias diferentes. Foi ótimo!"

(Fotos: Camilla Marques / Texto: Katysuki Rossini – jornalista e aluna do SPG)