Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > IFRS na Noruega: estudantes e docente participam de curso na Nord University

IFRS na Noruega: estudantes e docente participam de curso na Nord University

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 10h11 | Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 10h18 | Acessos: 2947

“A vivência de processos educativos baseados em problemas reais desperta possibilidade de estudos futuros”, destaca Douglas Kellermann, um dos estudantes de mestrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) que recém voltaram de uma experiência de quatro dias, de 6 a 10 de agosto, na Nord University de Bodø, na Noruega. A viagem foi por meio do Projeto Expose – Oportunidades nas Economias do Pós-Petróleo.

O projeto tem duração de 2 anos e é uma parceria entre a instituição europeia, o IFRS, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A experiência na Noruega contou com visita técnica à incubadora e parque tecnológico de Bodø, encontro com pesquisadores, oficinas e painéis, como o apresentado pela docente Marilia Bonzanini Bossle, pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS e participante do projeto. Na oportunidade, a pesquisadora discutiu sobre eco-inovação e novas formas organizacionais na certificação de orgânicos.

Douglas, discente do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS - Campus Porto Alegre, completa: “O exemplo do engajamento dos pesquisadores mobiliza os estudantes para valorizar ainda mais a experiência de conhecer realidades diferentes, visando possibilidades de empreender de forma sustentável diante de desafios econômicos e sociais de contextos concretos no Brasil e na Noruega”.

O mestrando também de Informática na Educação e docente Alexandre Adriano dos Santos Lima destaca a visita técnica em empresas de Bodø, nas quais o desenvolvimento sustentável, bem-estar social e eco-inovação são pilares: “Mais do que uma mera iniciativa de mercado, fica a impressão que empreendedorismo para a Noruega é uma sólida política de Estado e uma visão de futuro para o país. A Nord, instituição de ensino pública como o IFRS, posiciona-se com força num virtuoso elo entre governo, universidades e empresas. Tenho muita satisfação pela participação e a certeza de que enriquecerei minha atuação como professor e pesquisas futuras na área”.

Participa também do projeto, o discente Evandro Benincá, do Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais, campi Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz.

Realizações futuras

O projeto, que teve o primeiro curso no Rio de Janeiro, em julho deste ano, segue até 2020. No encontro na Noruega, a professora Marilia e demais docentes engajados na iniciativa reuniram-se para organizar artigos, pesquisas acadêmicas e publicações. Projetos futuros também foram discutidos,  com possibilidade de fundos da União Eurpeia ou agências de fomento da Noruega.