Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudantes do IFRS são desafiados a propor soluções para problemas reais de tecnologia assistiva

Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 11h37 | Última atualização em Quinta, 22 de Novembro de 2018, 11h48 | Acessos: 1426

Teve início na quarta-feira, dia 21 de novembro de 2018, nas dependências do Campus Porto Alegre, o I Desafio Criativo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A atividade está provocando estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio a propor solução para problemas reais, com a aplicação de conhecimentos adquiridos nos diversos componentes curriculares dos cursos.

Nesta primeira edição, o tema é “Criatividade no Desenvolvimento de Recursos de Tecnologia Assistiva” e os participantes precisam apresentar soluções para dificuldades enfrentadas no cotidiano por pessoas com deficiência e/ou outras necessidades específicas.

Ensino, pesquisa, extensão, interdisciplinaridade, transversalidade, espírito colaborativo, pensamento criativo, crítico e científico… são apenas alguns dos componentes em cena no Desafio. Participam 30 estudantes, de 15 campi do IFRS. Eles foram divididos em cinco equipes, cada uma com a mentoria de um professor e com um desafio distinto.

Os estudantes estão trabalhando no Campus Porto Alegre nestas quarta e quinta-feira, 21 e 22 de novembro; e continuarão os trabalhos no Campus Bento Gonçalves na sexta-feira e no sábado, 23 e 24 de novembro, onde acontece o 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. As soluções propostas para cada desafio serão apresentadas durante a cerimônia de encerramento do 3º Salão.

Confira imagens do primeiro dia do evento

(Informações e fotos: Depto. de Comunicação da Reitoria/IFRS)