Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Trote educativo do curso Técnico em Administração levou turma de calouros a conhecer campus

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 13h57 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 11h58 | Acessos: 3823

Atividade de recepção aos novos estudantes foi promovida pela coordenação do curso e alunos das turmas ADM2 e ADM3

Os alunos da turma ADM1, ingressantes neste primeiro semestre de 2019 no curso Técnico em Administração do IFRS - Campus Porto Alegre participaram de um trote diferente, promovido pela coordenação do curso e um grupo de alunas das turmas ADM2 e ADM3: um trote educativo.

A atividade aconteceu na manhã de quarta-feira, 20 de março, e envolveu uma dinâmica conhecida como Caça ao Tesouro, que levou os estudantes da turma iniciante a conhecerem o prédio da Torre Norte, localizando itens de segurança presentes na edificação e alguns dos principais setores com os quais eles terão contato no decorrer do curso.

A ação teve início logo após o intervalo, durante a aula ministrada pela professora Bianca Pilla, com uma breve palestra do Técnico em Segurança do Trabalho do campus, Ricardo Rosa, que falou sobre a Brigada de Incêndio do Campus e dicas de como agir em situações de emergência.

Na sequência, o coordenador do curso, professor Cássio Moreira, e o grupo de alunas dos segundo e terceiro semestres, deram as instruções e iniciaram a dinâmica: a turma foi dividida em cinco equipes, cada qual representada por uma cor, e guiada por uma das alunas veteranas e pelos professores Cássio e Bianca. Eles partiram do andar térreo da Torre Norte, seguindo até o 10º andar, sempre pelas escadarias do prédio, procurando em cada andar pelos bilhetes escondidos na respectiva cor do seu grupo, sendo que em cada um continha uma tarefa a ser realizada naquele andar. Somente após concluída a tarefa do andar, devidamente entregue ao líder da equipe, podiam seguir para o próximo.

Entre algumas tarefas elencadas estavam: contabilizar quantos extintores havia no andar; localizar os gabinetes dos professores do primeiro semestre do curso e seus nomes; localizar setores como a Assistência Estudantil, Registros Estudantis, Gestão de Ensino, Tecnologia da Informação; e, por fim, identificar as salas e nomes dos componentes da equipe diretiva do campus. Cada desafio valia uma pontuação, e a equipe da cor Preta, que cumpriu o maior número de pontos, ficou em primeiro lugar.

Segundo o professor Cássio, a ideia de realizar esse trote com cunho educativo, além de levar os alunos a conhecerem os espaços da instituição, trazendo uma dinâmica como a da Caça ao Tesouro, estimula outros aspectos importantes para os estudantes como trabalho em equipe, espírito de liderança, agilidade e iniciativa, e ainda a enfrentar obstáculos e resolver problemas.

Alunos que participaram do trote avaliaram a iniciativa de forma positiva, ressaltando a importância de conhecerem a estrutura do campus além das salas que estudam, e a integração com os colegas, conforme depoimentos no fechamento da atividade:

- Achei bem interessante, por toda a estrutura aqui, também por a gente estar no primeiro semestre, achei muito importante mesmo; nunca em nenhuma instituição que eu passei aconteceu isso. (avaliação de representante da equipe Branca)

- Da importância de se conhecer a estrutura, porque em hipótese alguma a gente ia se deslocar sendo que estamos no segundo andar, e se limitar apenas a duas ou três salas aqui; e essa questão da segurança também, a gente achou escadas que nem imaginava, até pra raciocinar que tem outras saídas. (integrante da equipe Verde)

- Foi um trote bem acertado, foi bem importante fazer esse desafio, em outras escolas também nunca tive esse desafio de aprender onde estão os espaços; como funciona isso para os deficientes, os surdos, os cegos, os cadeirantes, como que eles vão sair de um ambiente quando acontece uma situação... então achei bem importante esse trote. (aluno deficiente auditivo e representante da equipe Amarela).

- Achei também uma maneira de descontrair um pouco, e até pra conhecer os colegas. (representante da equipe Azul).

Confira algumas fotos do trote educativo do curso Técnico em Administração:

O coordenador do curso, profº Cássio Moreira, e as alunas que promoveram o trote

Palestra sobre a Brigada de Incêndio, e instruções sobre a dinâmica do trote

Equipes percorreram o prédio durante a realização das tarefas

Turma ADM1, que participou do trote

(Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicaçã IFRS/POA, aluna Carla Renata Lopes e profº Cássio Moreira)