Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre realizará oficinas na Feira Sulserve, de 21 a 23/05
Início do conteúdo da página

Campus Porto Alegre realizará oficinas na Feira Sulserve, de 21 a 23/05

Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2019, 10h40 | Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 09h47 | Acessos: 2653

Entre os dias 21 e 23 de maio, o IFRS - Campus Porto Alegre participará da Sulserve - Feira de Padarias, Gastronomia e Hotelaria, que acontece em Novo Hamburgo/RS, na qual é mais uma vez uma das instituições apoiadoras. O evento, que busca fortalecer os segmentos de Panificação, Gastronomia e Hotelaria dentro do Rio Grande do Sul, a fim de reunir profissionais destas áreas com o objetivo de estreitar relações comerciais e renovar conhecimento deste público, ocorre nos pavilhões da Fenac (Rua Araxá, 505, bairro Ideal), das 13h às 20h. A feira contará novamente com o espaço Arena IFRS, em que professores dos curso Técnico em Panificação do IFRS - Campus Porto Alegre ministrarão oficinas voltadas às respectivas áreas. 

Confira a programação:

Terça-feira, 21 de maio

  • 14h - Oficina BOLOS E CUCAS DA VOVÓ - SUGESTÃO PARA O CAFÉ DA MANHÃ OU DA TARDE – Prof. Odoaldo Rochefort (IFRS): Nesta oficina, serão apresentados alguns preparos que lembram e despertam emoções especiais de quando tomávamos aquele delicioso café com nossas avós. A essência dessa experiência está na simplicidade dos produtos, na tradição do preparo e na busca da semelhança do sabor com o que era preparado muito tempo atrás.
  • 16h - Oficina BISCOITOS E COOKIES PARA ACOMPANHAR UM CAFEZINHO – Prof. Odoaldo Rochefort (IFRS): Se você também ama um cafezinho, aprenda a fazer combinações de Cookies e Biscoitos capazes de deixá-lo ainda mais saboroso, confira as nossas dicas de acompanhamento. Eles sempre serão uma ótima opção para quem gosta de um bom café.
  • 18h - Oficina O USO DE PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) NA PANIFICAÇÃO – Prof. Odoaldo Rochefort (IFRS) e Stella Maris Bruscato (Sítio Laboratório de Sabores): As PANCs são muito pouco conhecidas. Só agora começam a fazer parte da cadeia produtiva alimentar. A ideia desta oficina é mostrar o potencial econômico e a versatilidade destes alimentos, os benefícios da agricultura familiar e sua contribuição para a sustentabilidade e biodiversidade.

Quarta-feira, 22 de maio

  • 14h - Oficina PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO SEM GLÚTEN – Profª. Andrea Bordin Schumacher (IFRS): Atendendo às novas exigências de mercado, serão confeccionados produtos adequados para quem precisa de uma dieta especial.
  • 16h - Oficina PÃES DO MUNDO: DA ITÁLIA AO RIO GRANDE DO SUL – Prof. Odoaldo Rochefort (IFRS): Várias etnias influenciaram a culinária do Rio Grande do Sul. Há traços das culturas italianas, alemãs, polonesa, portuguesa, africana, árabe, judaica, entre outras. Esta oficina deseja homenagear a cultura italiana e a sua influência na Serra Gaúcha.
  • 18h - Oficina PÃES DE COUVERT, UMA DELICIOSA EXPERIÊNCIA – Prof. Odoaldo Rochefort (IFRS): Esta oficina tem por objetivo apresentar alguns pães saudáveis, nutritivos e surpreendentes para serem servidos como couvert ou para se elaborar sanduíches deliciosos para as mais diversas ocasiões.

Quinta-feira, 23 de maio

  • 14h - Oficina O USO DE PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) NA PANIFICAÇÃO – Prof. Odoaldo Rochefort (IFRS), Silvana Bohrer e Luciana da Silva (Sítio Capororoca) 
  • 16h - Oficina SOBREMESAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS DIET – Mariana Paludo (Designer Patissier e Téc. em Panificação e Confeitaria formada pelo IFRS): Serão apresentadas as bases da confeitaria tradicional Brasileira adaptada, sem o uso de açúcar. Os participantes aprenderão a produzir Pão de ló, Ambrosia e o Brigadeiro de Cacau. A oficina é voltada para um público que busca diminuição dos açúcares no seu cardápio ou para diabéticos.

 

Fórum Sulserve apresenta tendências e novidades para o segmento

Palestras gratuitas abordarão questões como empreendedorismo, liderança e tendências mundiais de Padaria, Gastronomia e Hotelaria

Entre os dias 21 e 23 de maio, os profissionais do setor de Padaria, Gastronomia e Hotelaria poderão conferir de perto as novidades do segmento durante a segunda edição da Sulserve, que ocorrerá na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. A feira acontece das 13 às 20 horas e apresentará diversos fornecedores e uma programação recheada de palestras, workshops e oficinas gratuitas para o aperfeiçoamento do conhecimento profissional.

Dentro da programação do evento, o Fórum Sulserve oferecerá palestras gratuitas ministradas por profissionais renomados dos segmentos. Entre as abordagens, serão tratados temas como: empreendedorismo gastronômico, gestão de restaurantes, tendências e apostas de mercado no marketing de relacionamento em hotelaria, tendências mundiais em padarias e confeitarias, a arte da confeitaria e confeiteiros de sucesso. Profissionais como Paula Mello, Ogyen Shak, Ozeias Rangel, Moisés Basso, Clarice Chwartzmann, Alexandre Gehlen e Manuel Suarez já estão confirmados para esta segunda edição do evento.

Arenas e Unidade Móvel do Senai proporcionam ambiente para qualificação

Além da extensa programação do Fórum Sulserve, o evento apresenta as Arenas da Johann e do Instituto Federal do RS e a Unidade Móvel Senai Panificação. Os três espaços proporcionarão palestras e oficinas gratuitas para qualificar os profissionais do segmento. O público terá à disposição: oficinas de cupcakes decorados, pães de queijo industriais e saborizados, pães de fermentação natural e técnicas de cocção a sous vide, entre outros temas.

Para as arenas, as inscrições devem ser realizadas no site do evento e individualmente em cada palestra de interesse. Já para a Unidade Móvel, as inscrições deverão ser feitas no dia da atividade, direto no local.

Promoção, apoio e patrocínio: o evento é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio ouro da Sicredi Pioneira RS e apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ACOPARG (Associação das Confeitarias e Padarias do RS), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), IFRS (Instituto Federal RS - Campus Porto Alegre), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SEGH (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho), SindGastrhô (Sindicato de Gastronomia e Hotelaria), SINDHA (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região), SINDIHOTEL RS (Sindicato Intermunicipal de Hotelaria do Rio Grande do Sul), SINDILAT RS (Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul) e SINDIPAN (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul).

Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento: www.sulserve.com.br.

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->