Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Palestras, oficinas e concurso de fotografias integraram o VII Encontro Acadêmico de Biotecnologia

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 11h20 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 13h48 | Acessos: 1794

O Encontro Acadêmico de Biotecnologia (EAB), evento de extensão organizado anualmente pelo curso Técnico em Biotecnologia, apresentou sua sétima edição nos dias 04 e 05 de junho de 2019, no IFRS - Campus Porto Alegre. O encontro teve como objetivo reunir alunos, professores, pesquisadores e outros profissionais da área de biotecnologia com intuito de compartilhar experiências e disseminar conhecimentos na área, por meio de palestras e oficinas com atividades práticas abertas à comunidade.

A programação incluiu no dia 04 pela manhã e dia 05 manhã e tarde, palestras que abordaram os seguintes temas: "Biotecnologia Vegetal: avanços e perspectivas", com a professora Dra. Maria Helena Bodanese Zanettini (UFRGS); "Biotecnologia de Microorganismos: Biorremediação e Microbiota Intestinal", com as MSc. Mariane Lobata e Amanda Domingues; "Biotecnologia como Profissão", com Jéssica Scherer (Blog Profissão Biotec); "DNA Forense", com Dr. Gustavo Chemale (Instituto Nacional de Criminalística) e Dr. Rodrigo Rodenbush (Peritos Laboratório Forense); "Câncer e Bioinformática", com a Dra. Marialva Singlaglia (Instituto do Câncer Infantil RS) e "Células-tronco e nanotecnologia na Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa", com a professora Dra. Patrícia Pranke (UFRGS).

No dia 04 à tarde foram ministradas as oficinas "Produção de Queijos" , com Rodrigo Staudt; "Produção de Cogumelos", com Ricardo Araújo;  "Produção de Cerveja", com Ederson Dias Martins; e "Gastronomia com PANCs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais", com Maria Carmem Carvalho.

Oficinas "Produção de Cogumelos" e "Gastronomia com PANCs"

Oficinas "Produção de Queijos" e "Produção de Cerveja"

Além das palestras, na segunda parte da manhã do dia 05, houve a apresentação de relatos de experiência das Técnicas em Biotecnologia egressas do Campus Porto Alegre, Rebeca Inhoque Pereira, que já concluiu o mestrado e hoje trabalha na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e Gabriela Ribeiro Borges, que cursa Graduação em Ciências Biológicas e atua na Peritos Laboratório Forense.

Relatos das egressas Rebeca Pereira e Gabriela Borges

Após o intervalo da tarde, o encerramento do evento contou com a presença ilustre da pesquisadora Juliana Estradioto, egressa do IFRS - Campus Osório, acompanhada de sua orientadora, a professora Dra. Flávia Twardowski Pinto. Juliana foi vencedora do Prêmio Jovem Cientista CNPq 2018, com o trabalho Desenvolvimento de Filme Plástico Biodegradável a partir da Fibra Residual do Maracujá, quando ainda era estudante do curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio. Recentemente ela também conquistou o 1º lugar em Ciência dos Materiais na maior feira de Ciências do mundo – a Intel Isef 2019, nos Estados Unidos.

No EAB, Flávia e Juliana relataram suas experiências com a pesquisa científica no Ensino Médio, enfatizando a pesquisa realizada que rendeu a premiação na Intel ISEF, desenvolvida sobre o aproveitamento da casca da noz macadâmia para confeccionar uma membrana biodegradável, que pode ser utilizada em curativos de pele ou em embalagens, substituindo o material sintético. Além de ecologicamente correta, a membrana tem um custo mais baixo do que o material sintético, sendo também mais econômica. O trabalho foi desenvolvido enquanto Juliana era aluna do curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório do IFRS, tendo orientação da professora Flávia Twardowski e coorientação do professor Thiago Maduro.

O evento contou também com o VI Concurso de Fotografias "Biotecnologia em Foco", em que os inscritos enviaram registros de imagens relacionadas ao tema de biotecnologia, e as fotos mais foram votadas foram as vencedoras, e as autoras receberam livros como prêmio.

Mais fotos do evento em breve estarão disponíveis em: www.facebook.com/ifrspoa