Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudantes do curso Técnico em Panificação apresentam empresas e produtos criados por eles como trabalho final de disciplina

Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 10h16 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 11h05 | Acessos: 2346

Na noite de terça-feira, 09 de julho, estudantes do curso Técnico em Panificação do IFRS - Campus Porto Alegre realizaram, no átrio do campus, a apresentação do trabalho final da disciplina Administração Aplicada à Panificação, ministrada pelos professores Clúvio Soares Terceiro e Renata Oliveira.

O trabalho consistiu na estruturação de um empreendimento (plano de negócios) na área da Panificação e da Confeitaria. A diretriz central da atividade consistiu em o empreendimento produzir de três a quatro produtos diferentes, mas capazes de serem considerados de uma mesma linha de produtos. "Com isso buscamos aproveitamento dos processos de produção, dos materiais e dos subprodutos e, consequentemente, uma melhor avaliação de viabilidade econômico-financeira dos produtos e dos empreendimentos", explica Clúvio.

Como dinâmica, cada grupo realizou pesquisas de mercado sobre custos, preços, materiais/ingredientes, entre outros itens. Os grupos também pesquisaram diferentes formas de produzir estes produtos, escolhendo processos e técnicas adequadas aos objetivos do trabalho.

"A produção final fala por si só. A apresentação e a degustação dos produtos foi um sucesso comprovando a qualidade da formação profissional que é oferecida neste curso", salienta o professor.

Confira o nome das empresas e respectivos produtos criados, e alguns registros do evento:

• Beliscada - Diferentes tipos de alfajores, incluindo novidade: alfajor salgado;
  • Brownie das gurias - Diferentes tipos de brownies, com diferentes sabores, tamanhos e possibilidades de utilização;
  • Amora - Diferentes produtos à base de brigadeiro, torta, bolo no copo, tradicional, gourmet, entre outros.