Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Comunidade prestigia IX Mostra de Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários da Região Hidrográfica do Guaíba no IFRS - Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Comunidade prestigia IX Mostra de Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários da Região Hidrográfica do Guaíba no IFRS - Campus Porto Alegre

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 11h42 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 11h51 | Acessos: 3327

A IX Mostra de Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários da Região Hidrográfica do Guaíba ocorreu no período de 04 a 15 de outubro, no IFRS Campus Porto Alegre, com a exposição de trabalhos. A Mostra integrou a XXIV Semana Interamericana da Água e foi organizada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba em parceria com a UFRGS, o IFRS - Campus Porto Alegre e com apoio da ABES - RS.

A solenidade de abertura contou com a participação do Sr. Adriano Skrebsky Reinheimer, Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba; Professor Darci Barnech Campani, representante da UFRGS; Professor e Diretor de Extensão Celson Roberto Canto Silva, representante do IFRS - Campus Porto Alegre, e com integrantes da Comissão Organizadora do evento Professora Teresinha Guerra (UFRGS),  Kelli Nascimento Andrade  (Secretária Executiva do Comitê do Lago Guaiba) e Professora Simone Caterina Kapusta (IFRS - Campus Porto Alegre).

Os trabalhos premiados foram divulgados no dia 15 de outubro, no encerramento do evento, com a participação do Sr. Adriano Skrebsky Reinheimer, Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba e com integrantes da Comissão Organizadora do evento Professora Teresinha Guerra (UFRGS), Kelli Nascimento Andrade  (Secretária Executiva do Comitê do Lago Guaiba), Professoras  Magali da Silva Rodrigues e Elisabeth Ibi Frimm Krieger (IFRS - Campus Porto Alegre), Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Vitória Bissigo da Silva (IFRS - Campus Porto Alegre). 

Trabalhos Premiados:

1º lugar: Práticas desenvolvidas pelos Programas AGITA e AGITA na Juventude na comunidade Vila Nossa Senhora das Graças, Porto Alegre (RS). Autoria: Willian Axl Espindola; Julia Detzel Kipper; Cibele Schwanke.

2º lugar: Qualidade da água superficial no Rio dos Sinos. Autoria: Leonardo Fernandes Wink; Rafael Midugno; Rafael Fernandes e Silva.

3º lugar: Ferramenta de avaliação de qualidade da água sob o olhar estudantil: uma proposta de educação socioambiental. Autoria: Jéssica Maiara Karasek da Silva; Larissa Schemes Heinzelmann.

4º lugar: Menstruação sustentável: análise da geração de rejeitos e educação ambiental. Autoria: Alessandra Viana de Miranda, Daphne Becker Calzans.

A apresentação dos trabalhos premiados ocorrerá durante a 122ª Reunião Ordinária do Comitê do Lago Guaíba, no dia 19 de novembro de 2019, das 14h às 17h, no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE/RS).

Sobre a exposição dos trabalhos da IX Mostra de Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários da Região Hidrográfica do Guaíba

A Mostra teve o objetivo de resgatar e divulgar estudos, pesquisas e trabalhos comunitários realizados na área da Região Hidrográfica do Guaíba (Bacias do Pardo, Vacacaí - Vacacaí Mirim, Caí, Taquari-Antas, Sinos, Gravataí, Alto Jacuí, Baixo Jacuí e Lago Guaíba), os quais servirão de subsídio aos Comitês de Bacias Hidrográficas para a gestão de recursos hídricos.  

Sobre a Semana Interamericana da Água

Visando sensibilizar os governos e a sociedade em geral sobre a importância da Conservação da Água, em Havana, Cuba no ano de 1992, durante o XXIII Congresso Interamericano da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), foi instituído o Dia Interamericano da Água, a ser comemorado no primeiro sábado de outubro.

A temática da campanha deste ano é "Água segura = vida saudável - Para onde vai o seu esgoto?" e abordará a importância do esgotamento sanitário e seu tratamento.

A água é um dos elementos essenciais para a vida, em todos os sentidos e os cuidados com a água devem ser constantes. A edição 2019 da campanha da ABES aborda a importância do esgotamento sanitário e seu tratamento, seja a partir de redes coletoras, seja pelo seu direcionamento a fossas sépticas. Devemos levar em consideração que um dos problemas mais significativos estão relacionados à saúde pública e pela contaminação das águas superficiais, subterrâneas e do solo pelo tratamento inadequado ou ausente dos esgotos e efluentes.

Galeria de fotos (créditos: Comissão Organizadora do Evento)

 

 

 

Confira mais fotos na página do Facebook: https://www.facebook.com/ifrspoa/posts/2615886341809122

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->