Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > MostraPoA encerra sua 20ª edição com números expressivos de participantes e trabalhos inscritos
Início do conteúdo da página

MostraPoA encerra sua 20ª edição com números expressivos de participantes e trabalhos inscritos

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 18h11 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 12h48 | Acessos: 2042

A 20ª edição da MostraPoA - Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre proporcionou um espaço de compartilhamento de saberes e divulgação dos conhecimentos produzidos nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão por parte de estudantes e servidores de diversas instituições de Ensino Técnico e Superior, entre institutos federais, escolas técnicas e universidades. 

Realizada nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, a edição deste ano trouxe como tema Pacto Alegre: Conectando tecnologias e desenvolvimento humano com o futuro sustentável, com mais de 200 submissões de trabalhos, sendo 183 aceitos para apresentação, em forma de relatos nas categorias de pesquisa, ensino e extensão.

Participaram nos dois dias do evento aproximadamente 700 pessoas, incluindo apresentadores, autores e ouvintes, além de voluntários e avaliadores. Foram apresentados 110 trabalhos na modalidade Oral e 73 na modalidade Pôster, desenvolvidos por estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Técnico e Superior de diversas regiões do estado, e distribuídos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

A mostra, que ocorreu nas dependências do Campus Porto Alegre, teve início na manhã de quarta-feira, dia 30, e encerrou no início da noite de quinta-feira, dia 31. A solenidade de premiação dos trabalhos destaque no evento ocorreu no dia 31, às 16h30min, no auditório Rui Cruse. Os trabalhos premiados podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, no site do evento: mostra.poa.ifrs.edu.br, bem como os Anais do evento.

 

Momento de compartilhar conhecimento nas dimensões do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

A solenidade de abertura da Mostra foi realizada no dia 30, às 10h, no auditório Rui M. Cruse, com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, representando o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck; da pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti; do diretor-geral do Campus Porto Alegre, Marcelo Schmitt; e do diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus e presidente da Comissão Organizadora da 20ª MostraPoA, Evandro Manara Miletto. Acompanharam a abertura também os diretores de Extensão Celson Canto, e de Ensino, Fábio Okuyama, do Campus Porto Alegre. Logo após as falas das autoridades, houve apresentação musical com o Conjunto de Flautas Doces do Projeto Prelúdio, coordenado pela professora Eliana Vaz Huber.

Após a abertura oficial, aconteceu a palestra de abertura que abordou o tema A trajetória do movimento Pacto Alegre por uma Porto Alegre mais inovadora e melhor de se viver, ministrada pelo professor Dr. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (UFRGS). Tanto as falas de abertura como a palestra foram traduzidas simultaneamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelas intérpretes do campus. 

Na parte da tarde, às 13h30min, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas durante os dois dias em diferentes horários e locais do Campus, estando entre as salas do 2º andar as apresentações Orais, e no espaço do átrio, no térreo, as apresentações em pôster. 

Durante os horários das sessões de trabalhos, entre a tarde da quarta-feira até início da noite de quinta-feira, o público pode prestigiar e participar também de variadas atividades paralelas, como palestras, minicursos, visitação aos espaços das áreas acadêmicas e estandes de cursos e projetos, exposições, atrações culturais e o evento StartPoA / Demoday.

Na tarde de quarta-feira, aconteceu no Laboratório de Informática 215 o minicurso "Princípios do Design para materiais educacionais", ministrado pelo mestrando de Informática na Educação do IFRS, Calebe Borges, e a palestra "Ética nas pesquisas que envolvem seres humanos", apresentada pelo professor Marcelo Malet, representante do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFRS, no Auditório do 9º andar.

No final da tarde do dia 30, foi realizado no Auditório Rui Cruse o evento de Lançamento Curso Técnico em Instrumento Musical na modalidade Concomitante ao Ensino Médio, que contou apresentação musical da banda Maresia, integrante do projeto Bandas do Prelúdio 2019. Na sequência, ocorreu a palestra "Educação e Ciências: um caminho possível para jovens estudantes" ministrada pela professora Dra Flávia Twardowski, do IFRS - Campus Osório, e a técnica em Administração egressa do campus Osório e jovem pesquisadora Juliana Estradioto, vencedora dos prêmios Jovem Cientista 2018 e Intel ISEF. 

 

À noite, foi a vez de acontecerem os eventos StartPoA - DemoDay (dia de demostração) com a apresentação dos projetos pré-incubados no programa Estação de Lançamento (ELAN): Laboratório de Startups do IFRS - Campus Porto Alegre. Logo após, ocorreu a palestras "Engenheiros sem Fronteiras Porto Alegre e suas atividades - Lixo Zero", com o Grupo Engenheiros sem Fronteiras.

Já na quinta-feira, à tarde, após a última sessão de trabalhos e antes da cerimônia de entrega da premiação, houve o momento de música e descontração com o Palco Aberto, que contou com a participação da banda Return, também do projeto Bandas do Prelúdio. Na oportunidade, participantes também puderam demonstrar seus talentos musicais, no espaço com microfones e instrumentos montado auditório Rui Cruse.

  

Em seguida, foi realizado o anúncio dos trabalhos premiados com Destaque na MostraPoA e, na sequência, a palestra intitulada "Inovação e sustentabilidade - nossos casos de sucesso", marcou o encerramento do evento, apresentando os casos de sucesso do Campus no quesito inovação e sustentabilidade: o programa de extensão PoaLab, Laboratório de Fabricação Digital do Campus Porto Alegre, com o professor André Peres, coordenador do programa; e a startup TrashIn, empreendimento incubado no campus que atua com o conceito de gestão de resíduos 360º, com o diretor executivo da empresa, Sérgio (Serginho) Finger.

 

Atividades paralelas

Além das apresentações de trabalhos, minicursos e palestras, a MostraPoA contou com uma diversidade de atividades paralelas, entre elas a II Mostra de Robótica do Campus Porto Alegre; exposições de programas e projetos de Extensão, como o Programa Enegrecendo; espaços do Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) /Conexões de Saberes - Gestão Ambiental, e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); o estande Fake Science promovido pelo curso de Licenciatura em Ciências da Natureza; apresentação de cursos e áreas acadêmicas do campus, como a área de Ciências Ambientais e os cursos técnicos de Biotecnologia e Panificação (esta última com exposição e degustação de produtos); e ainda estande da Comissão Interna de Saúde, Segurança e Prevenção de Acidentes (CISSPA) do IFRS - Campus Porto Alegre, que promoveu orientações de prevenção ao câncer em alusão ao Outubro Rosa (câncer de mama) e ao Novembro Azul (câncer de próstata). 

   

 

O objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições de Ensino Técnico e Superior.

A 20ª MostraPoA foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, estando sua organização sob responsabilidade da Comissão Organizadora do evento, com a colaboração de aproximadamente 70 alunos voluntários.


Galeria de fotos: 

Mais fotos do evento estão disponíveis em: facebook.com/ifrspoa.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->