Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Fabrício Sobrosa é eleito novo diretor-geral do Campus Porto Alegre

Fabrício Sobrosa é eleito novo diretor-geral do Campus Porto Alegre

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 16h12 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 16h20 | Acessos: 1914

O professor Fabrício Sobrosa Affeldt foi eleito diretor-geral do Campus Porto Alegre em consulta à comunidade acadêmica, realizada no dia 02 de outubro de 2019. O resultado foi homologado pelo Conselho Superior do IFRS em 05 de novembro de 2019. A posse deverá ocorrer em fevereiro de 2020, sendo que o mandato tem duração de quatro anos. O professor Júlio Xandro Heck foi reeleito reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Conforme a apuração efetuada no campus, o candidato Fabrício Sobrosa recebeu 370 votos de estudantes (21,19%), 54 votos de docentes (45,76%) e 35 votos de técnico-administrativos(as) em educação (46,67%), com um total de 37,87% dos votos. O candidato Sérgio Wesner Viana obteve 34,05% do total de votantes aptos(as), recebendo 354 votos de estudantes (20,27%), 51 votos de docentes (43,22%) e 29 votos de técnico-administrativos(as) em educação (38,67%). Houve um total de 9 votos em branco e 8 nulos.

Candidato único a Reitor, Júlio Xandro Heck foi reeleito e recebeu um total de 8.186 votos em todo o IFRS. Foram 900 votos de docentes, 727 votos de técnico-administrativos(as) em educação e 6.559 votos de estudantes. Houve 765 votos brancos e nulos.

Sobre o novo diretor-geral

Fabrício Sobrosa Affeldt tem 43 anos e é graduado em Administração pela PUC-RS, mestre em Administração pela UNISINOS e doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mais de 15 anos de experiência docente entre a Educação Básica e Ensino Superior em nível de graduação e pós-graduação. Na rede federal de educação profissional e tecnológica desde 2008, foi gestor da área de ensino, Pró-Reitor Adjunto de Desenvolvimento Institucional e Diretor de Planejamento Estratégico na Reitoria do IFRS. No campus Porto Alegre, atua como Diretor de Administração desde o ano de 2016, em paralelo às atividades docentes e de pesquisa e extensão.

Sobre o reitor

Júlio Xandro Heck tem 42 anos, é docente do Campus Porto Alegre e atua no magistério há 13 anos, período no qual foi também pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS (de 2013 a 2016). Natural de Alecrim, é formado em Química Industrial de Alimentos, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia.

Sobre as eleições no IFRS

Estudantes regularmente matriculados e servidores são considerados aptos a votar. O voto não é obrigatório e é secreto. A contagem do resultado dá pesos iguais para os votos de cada um dos três segmentos: 1/3 para a manifestação dos professores, 1/3 para a dos técnico-administrativos e 1/3 para a manifestação dos alunos. Os resultados da eleição podem ser acompanhados no link do IFRS (https://ifrs.edu.br/eleicoes-reitor-2019/).