Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Mestrado em Informática na Educação do campus realiza primeira banca de defesa por webconferência
Início do conteúdo da página

Mestrado em Informática na Educação do campus realiza primeira banca de defesa por webconferência

Publicado: Terça, 19 de Mai de 2020, 14h39 | Última atualização em Terça, 19 de Mai de 2020, 14h44 | Acessos: 2117

Foi realizada na última sexta-feira, 15 de maio de 2020, a primeira banca de defesa de dissertação via webconferência do curso de Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE), do IFRS - Campus Porto Alegre. O formato de banca totalmente online, até então inédito, foi necessário devido à atual situação de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19 (Coronavírus) e documentos orientadores emitidos pelo IFRS.

A acadêmica Karen Cristina Braga realizou virtualmente a defesa da dissertação intitulada "CODEIN’PLAY: UM AMBIENTE DE MEDIAÇÃO DO ERRO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES", orientada pelo professor Fábio Okuyama (IFRS - Campus Porto Alegre). Além do orientador, participaram da banca avaliadora os professores Evandro Miletto e Sílvia Bertagnolli, do IFRS - Campus Porto Alegre, e Patrícia Bassani, da Universidade Feevale. Karen foi aprovada com o conceito A, obtendo com esse resultado o título de Mestra em Informática na Educação.

Confira o resumo da pesquisa realizada:

RESUMO: A formação do estudante em programação de computadores ocorre por intermédio de um conjunto de disciplinas introdutórias dos cursos de Computação, cujo objetivo é fornecer os conceitos introdutórios com o uso de uma linguagem de programação adotada na disciplina, onde os alunos devem utilizar os comandos e estruturas da linguagem para resolver os exercícios propostos. Contudo, muitos estudantes encontram barreiras ao tentar completar um programa, tais como: propor uma lógica que atenda a resolução do problema, encontrar os erros e compreendê-los para corrigi-los. Aliado a isso, os professores encontram dificuldades no acompanhamento individual das atividades realizadas pelo aluno em função do número elevado de estudantes por turma, o que, também, dificulta o seu aprendizado, visto que ele não consegue esclarecer suas dúvidas e erros no momento em que ocorrem, o que frustra e desmotiva ainda mais; contribuindo, assim, no aumento dos índices de evasão e retenção escolar.

Neste contexto, com o propósito de melhorar esta situação, pesquisadores investigam o uso ferramentas chamadas de juízes online no contexto educacional para auxiliar na tarefa de avaliação automática dos códigos desenvolvidos pelos estudantes. Os Juízes Online são capazes de compilar, executar e testar o código-fonte submetido ao ambiente e informar, automaticamente, se o programa funcionou corretamente ou não, exibindo orientações (feedback) em caso de falha. Diante disso, embasado na Epistemologia Genética, mais precisamente na teoria da equilibração, e no estudo das dificuldades enfrentadas pelos alunos iniciantes em programação, este trabalho objetiva elaborar uma estratégia de feedback que auxilie na sistematização e padronização do processo de mapeamento e registro dos erros e suas recomendações, visando clarificar o que é o erro, porque ocorreu e como corrigi-lo, juntamente com a construção de um juiz online, chamado de Codein’play, que permita avaliar se a estratégia proposta realmente elucida os erros encontrados durante a resolução dos exercícios e promove uma melhora na aprendizagem do aluno.

A pesquisa terá uma abordagem quantitativa e qualitativa e será aplicada na disciplina de Linguagem de Programação I do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre/RS. O instrumento de coleta dos dados constitui-se de observações e questionários que serão aplicados em momentos diferentes durante o semestre. Pretende-se com esta pesquisa mapear um número considerável de erros cometidos pelos estudantes iniciantes e seus feedbacks, além de medir a eficácia do feedback como ferramenta de auxílio no ensino de programação. O juiz online foi avaliado pelos alunos da turma 2019/02 matriculados na disciplina LPI e com essa avaliação evidenciou a contribuição do Codein’play em proporcionar um ambiente que auxilie o professor na avaliação de exercícios de programação. De maneira geral, a ferramenta foi avaliada positivamente, com destaque nas recomendações sobre o erro através de feedback fornecido aos alunos, execução automática do código aplicando testes de caixa preta, exibição da cobertura do código mostrando por onde o compilador passou e os relatórios disponíveis ao professor e alunos.

PALAVRAS-CHAVE: feedback, juiz online, ensino de programação de computadores.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->