Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > [Extensão] Revista Viver IFRS chega à sétima edição

[Extensão] Revista Viver IFRS chega à sétima edição

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 18h16 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 18h23 | Acessos: 1843

Nova edição recém lançada conta com artigos produzidos por servidores e estudantes do Campus Porto Alegre

A sétima edição da Revista Viver IFRS, publicação com foco na Extensão, está no ar e com novidades. Como matéria principal, uma entrevista com as pró-reitoras de Extensão dos três IFs gaúchos (IFRS, IFFar e IFSul). Na troca de ideias, elas falam de alternativas para fortalecimento e incentivo às ações de extensão no âmbito dos Institutos Federais: “Em tempos de cortes orçamentários e questionamentos a respeito do papel das instituições públicas de ensino, a extensão é um dos afazeres acadêmicos mais significativos, uma vez que promove o encontro entre a academia e o modo de vida das comunidades nas suas diferentes realidades sociais e com suas diferentes práticas culturais”, escreve Marlova Benedetti, pró-reitora de Extensão do IFRS, em seu editorial na publicação.

Esta edição da Revista Viver IFRS conta com 21 relatos de experiência de projetos de extensão dos três IFs do Estado, sendo que diversos textos são assinados por estudantes. Ao todo, foram 60 submissões de relatos, e 44 foram selecionados. Os demais textos aprovados serão publicados na próxima edição da Viver IFRS.

A pró-reitora do IFSul, Gisela Loureiro Duarte, comenta sobre a união dos IFs: “Ano passado tivemos os cortes que mostraram a falta que faz o investimento em extensão. Já neste ano, com este problema da pandemia, a maioria das ações são de extensão. A revista resume como os três IFs gaúchos trabalham sincronizados e unidos”.

Contribuições do Campus Porto Alegre

Três dos artigos desta edição da revista são produção do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre, resultado do trabalho conjunto no Projeto Integrador, ministrado e orientado pelos professores Helen Ortiz, Telmo Ojeda e Renata Silveira, e grande participação dos estudantes. Além disso, há ainda um artigo sobre a Banda do Prelúdio, de autoria da professora Maria Amélia Benincá de Farias.

Confira quais são os capítulos:

Integração de saberes socioambientais na Ilha da Pintada, Porto Alegre/RS (autores: Arthur de Castro Fraga, Gabriela Trentini Feijó, Helen Scorsatto Ortiz, Itapuã Rosa Cardoso, Luana Daniela da Silva Peres, Renata Dias Silveira, Telmo Francisco Manfron Ojeda, Vinícius Giacomini Tonelo)

Educação ambiental no âmbito infantil (autores: Eduarda C. dos Santos, Abmaelen C. da Rosa, Evelyn D. dos Santos, Julia D. Kipper, Glaci Regina R. Crescencio, Helen S. Ortiz, Renata D. Silveira, Telmo Francisco M. Ojeda)

Vez e voz para os quilombos: reafirmação de saberes, resistências e potencialidades (autotes: Carmem Lúcia S. de Oliveira, Barbara da C. Fortes, Doralice de S. Dobrecosta, Laianes kitielle Correia, Matheus Madril Benites, Rick Marley S. Costa, Sheron de Siqueira B. da Silva, Helen Scorsatto Ortiz, Renata D. Silveira, Telmo M. Ojeda)

Banda do Prelúdio: música e juventude (autoria: Maria Amélia B. de Farias)

A revista é eletrônica e pode ser acessada no link: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/index.

(Texto adaptado com informações do Portal do IFRS)