Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Linha Práxis educativa na sociedade digital

Projetos de Pesquisa - Linha Práxis educativa na sociedade digital

Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 15h22 | Acessos: 231

A GESTÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: AS IMPLICAÇÕES  DOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO NA ESCOLA

Resumo: Refletir sobre gestão educacional e tecnologias digitais da informação e comunicação - TDICs a princípio pode parecer uma relação óbvia e inerente. No entanto, nem sempre foi assim, e ainda hoje na atual conjuntura as escolas públicas demonstram grandes dificuldades na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos processos educacionais. Percebe-se inúmeros entraves na utilização das TDICs nas práticas pedagógicas. A utilização das TDICs na gestão educacional apresenta-se como um campo bastante fértil para a investigação empírica devido a falta de estudos e de processos formativos na área em questão. Segundo Moran (2003, p. 02), os gestores “tem nas tecnologias, hoje, um apoio indispensável ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas”. O computador foi utilizado antes na secretaria que na sala de aula. Atualmente, existe um estímulo para que todos os ambientes estejam integrados. “Não se pode separar o administrativo e o pedagógico: ambos são necessários” (MORAN, 2003, p.02). Nesse sentido, a presente investigação científica visa desenvolver importantes análises das práticas relativas a esse tema: identificando experiências inovadoras de utilização das Tecnologias Digitais na gestão escolar; apontando Tecnologias Digitais que possibilitam processos inovadores na gestão escolar, indicando as potencialidades para a gestão escolar a partir dos processos de inovação na escola; construindo propostas de utilização dessas tecnologias na gestão de processos educacionais; e por fim, construindo uma proposta de curso para a formação de gestores na utilização de diferentes tecnologias na gestão de processos educacionais.

Coordenadora: Josiane Carolina Soares Ramos Procasko

Bolsista de IC: Daniel Ortiz Prado

Mestrandas: Betina Isabel Henz Muller, Bruna Silva dos Santos, Greyce Rodrigues, Regina Rafaelli Schuerne.