Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Linha Tecnologia da Informação aplicada à educação

Linha Tecnologia da Informação aplicada à educação

Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 15h51 | Acessos: 297

A fabricação digital de materiais pedagógicos para a aprendizagem ativa

As tecnologias têm impactado as ações do cotidiano e têm influenciado o processo de aprendizagem, pois o aluno está sempre conectado ao "mundo virtual", o qual é um ambiente muito mais dinâmico, visual e atrativo que o ambiente estático da sala de aula. Condizente a esta realidade no ano de 2017 foi lançada a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) que aponta em suas competências, áreas e componentes curriculares direções para o uso das tecnologias. Ela ainda destaca que a aprendizagem deve ser ativa e contextualizada. Assim, percebe-se que há a necessidade de introduzir a tecnologia na sala de aula, utilizando-se como base metodologias ativas da aprendizagem que incentivem o protagonismo do estudante em seu processo de aquisição do conhecimento. Nesse contexto, surge esta proposta que tem como foco construir ?produtos tecnológicos? que serão projetados e fabricados em laboratórios do IFRS Campus Porto Alegre, com o auxílio dos pesquisadores parceiros e com docentes de escolas colaboradoras desta proposta. O projeto será desenvolvido utilizando-se metodologia qualitativa analisando a viabilidade das soluções elaboradas e a sua aplicabilidade em situações reais. Será utilizada a pesquisa exploratória articulada com as algumas modalidades de pesquisa científica. Espera-se que as parcerias estabelecidas para este projeto possam: favorecer a geração de produtos tecnológicos que propiciem a aprendizagem ativa; disponibilizar produtos tecnológicos articulados à realidade das escolas públicas; e incentivar a formação de redes de cooperação do IFRS com outras instituições.

Coordenação: Silvia de Castro Bertagnolli

Bolsista IC: Lucas Adams