Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Eventos > Webinários

Webinários MPIE

Acessos: 267

Acesse e inscreva-se no Canal MPIE IFRS no YouTube - https://www.youtube.com/c/mpieifrs

EAD em tempos de pandemia - Olhares sobre o trabalho pedagógico remoto em contexto de urgência

Ciclo de Debates MPIE: Webniário apresentado pelos Mestres Julian Fontoura e Guilherme Miranda

Resumo: No contexto da pandemia que nos acomete, as escolas de Educação Básica públicas e privadas foram convocadas pela sociedade, em especial pelas famílias, a darem respostas ao período de isolamento social que se estabelecia e ainda sem data para terminar. As escolas, por sua vez, buscaram nas tecnologias, em especial nas plataformas que comunicação síncrona, alternativas para viabilizarem possibilidades de encontros virtuais entre estudantes e professores que estão impossibilitados dos encontros presenciais. Nesse sentido, discutiremos as experiências que vem sendo desenvolvidas em uma instituição na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e uma instituição da rede privada de ensino, com foco no Ensino Médio. Estes cenários nos convoca a refletir e problematizar os desafios que o isolamento social, necessário ao combate do coronavírus, impõe às escolas, professores, sociedade em geral e às pesquisas em Informática na Educação.

Desafios da Educação Infantil no Contexto da Pandemia.

Ciclo de Debates MPIE: Webinário apresentado pela Profa Dra Samantha Lima - IFRS Campus Farroupilha.

Resumo: No contexto da pandemia que nos acomete, as escolas de Educação Básica foram convocadas pela sociedade, em especial pelas famílias, a darem respostas ao período de isolamento social que se estabelecia e ainda sem data para terminar. As escolas, por sua vez, buscaram nas tecnologias, em especial nas plataformas que comunicação síncrona, alternativas para viabilizarem possibilidades de encontros virtuais entre estudantes e professores que estão impossibilitados dos encontros presenciais.

Com relação a Educação Infantil o processo não foi tão diferente. Assistimos, nos últimos meses, a mobilização de atividades e recursos, via de regra, pautados pelo uso de plataformas para conferências web como possibilidade de simulação das rotinas desenvolvidas, antes da pandemia, no ambiente de sala de aula presencial. Este cenário nos convoca a pensar e problematizar os desafios que o isolamento social, necessário ao combate do coronavírus, impõe às famílias, a Educação Infantil e às pesquisas em Informática na Educação. É neste sentido que será desenvolvido o terceiro encontro virtual do Ciclo de Debates do MPIE: Desafios da Educação Infantil no Contexto da Pandemia.

1º WEBINAR DE PESQUISAS DO MPIE

Palestra: Apresentação de Projetos em andamento e já qualificados.

Palestra: Apresentação de Projetos dos Egressos do MPIE.

Palestra: Apresentação das Pesquisas dos Docentes do MPIE.

• Apresentadores: Professores do MPIE - IFRS-POA
  • Data: 16/06/2020

Palestra de Abertura: Perspectivas da Pesquisa para Informática da Educação

• Palestrante: Profa Dra Lúcia Giraffa - PUCRS
  • Data: 15/06/2020

EAD depois da Pandemia

Ciclo de Debates MPIE: Webinário apresentado pelo Prof Dr Palazzo de Olivera Moreira - UFRGS. Professor Visitante do MPIE.

Resumo: O Ensino a Distância é muito mais do que o uso de ferramentas de TIC. Esse é apenas um dos aspectos. Ao longo destes meses de distanciamento social temos discutido muito o tema. Com a COVID-19 estamos percebendo que muita coisa pode ser realizada com as plataformas de Tecnologias de Informação disponíveis. Depois de passada a crise será possível analisar os resultados obtidos com as diversas alternativas desenvolvidas. Mas nunca devemos nos esquecer que a utilização de EaD exige uma dedicação intensa dos professores e uma mudança importante dos gestores das universidades e inclusive de nossa legislação, a EaD nunca pode ser vista como uma forma de reduzir custos. A qualidade exige esforço e recursos, não se obtém bons resultados sem esforço, dos professores, dos gestores e dos alunos. O Ensino a Distância requer um envolvimento didático diferente do ensino presencial, justamente por não existir o contato presencial. Após a pandemia nosso comportamento e hábitos terão mudado radicalmente, nesta palestra procuro mostrar um pouco de uma visão de como poderão ser os novos tempos.

Os Desafios da Educação Básica na Pandemia

Ciclo de Debates MPIE: Webinário apresentado pela Profa Dra Cristina Martins.