Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre sedia o Lançamento do Programa de Eficiência Energética

Campus Porto Alegre sedia o Lançamento do Programa de Eficiência Energética

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 12h59 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 13h04 | Acessos: 327

O Campus Porto Alegre foi palco nesta sexta-feira, 11 de agosto de 2023, do lançamento do Programa de Eficiência Energética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Servidores e gestores de todos os campi do Instituto e convidados externos lotaram o auditório Rui Manuel Cruse para acompanhar ações e objetivos que vêm sendo desenvolvidos rumo à eficiência e sustentabilidade da instituição.

As usinas fotovoltaicas, fonte de geração de energia e um dos pilares do programa, ganharam destaque com a apresentação do que já foi realizado, bem como dos próximos passos. Foram divulgados dados técnicos sobre economia de recursos e projeções para este e os próximos anos.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, salientou que o evento celebra a consolidação de uma importante iniciativa que começou em 2019, quando a instituição tinha o diagnóstico das dificuldades orçamentárias que se intensificavam, sendo necessário ter estratégias de sustentabilidade financeira, juntamente com o compromisso de proteção ao meio ambiente. Destacou que, além da geração de energia solar, o Programa prevê a redução de consumo de energia e de outros recursos, para diminuir custos. O valor economizado poderá ser revertido em mais bolsas de ensino, pesquisa e extensão para os estudantes e possibilitar outras ações institucionais.

A implantação das usinas fotovoltaicas está ocorrendo em 16 campi do IFRS e deve ser finalizada em meados do próximo ano. Os investimentos chegarão a R$ 7 milhões, com recursos extraorçamentários da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e de emenda da bancada federal gaúcha de deputados e senadores. Estima-se que, no ano de 2024, o IFRS possa produzir 65% da energia que consome (tendo como base os dados do ano de 2022), com a expectativa de atingir uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão anuais (a depender do valor nominal da tarifa de energia, enquadramentos tarifários e da rotina de consumo de cada campus). Durante o evento, o Instituto entregou uma moção de agradecimento à bancada federal gaúcha, a qual foi recebida pela deputada federal Reginete Bispo.

O Programa de Eficiência Energética do IFRS é coordenado pela Pró-reitoria de Administração do IFRS, por meio da Diretoria de Projetos e Obras (DPO), e operacionalizado por um Grupo de Trabalho, com servidores da área de engenharia de diferentes campi.

Evento contou com o apoio especial de estudantes

Realizado no Dia do Estudante (11 de agosto), o lançamento do Programa teve o apoio especial de alunos dos cursos técnicos subsequentes de Secretariado e Panificação do Campus Porto Alegre. Eles colocaram em prática o que estão desenvolvendo em seus cursos e auxiliaram com o cerimonial (estudantes de Secretariado) e com a produção de confeitaria para o café de confraternização (grupo da panificação).

Confira fotos do evento de lançamento

Estudantes de Secretariado  e Panificação