Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus promove Aula Magna 2023/2 com "Sarau Elétrico" na segunda-feira, 07/08

Campus promove Aula Magna 2023/2 com "Sarau Elétrico" na segunda-feira, 07/08

Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2023, 12h30 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 08h10 | Acessos: 889

As aulas iniciam no dia 3 de agosto e o Campus Porto Alegre do IFRS promove na segunda-feira, dia 7 de agosto, às 19h30min, a Aula Magna do semestre 2023/2. Com o tema "Educação e diversidade", a aula magna deste semestre traz o evento "Sarau Elétrico", apresentado por Katia Suman (radialista, escritora e produtora cultural), Luís Augusto Fischer (escritor e professor de Literatura) e Diego Grando (poeta e professor universitário).

A atividade ocorre no auditório 923 da Torre Sul (9º andar). Haverá limite de público, de acordo com a capacidade do espaço. A atividade marca o início do segundo semestre letivo de 2023 no Campus e integra a Programação de Acolhimento 2023/2.

Sobre o Sarau Elétrico - O Sarau Elétrico é um evento semanal de leituras que acontece em Porto Alegre desde 1999, reunindo o professor de literatura da UFRGS, Luís Augusto Fischer, o poeta e também professor universitário, Diego Grando, e a radialista Katia Suman. Ao longo de uma hora, os integrantes se alternam conversando, lendo e comentando trechos de obras literárias, a partir de um tema previamente escolhido.

É uma ocasião de socialização, de celebração da palavra, de formação de leitores e mediação de leitura que acontece descontraidamente, uma experiência de literatura ao vivo que já faz parte da agenda cultural de Porto Alegre. Os realizadores acreditam que o diferencial do Sarau Elétrico é trazer a literatura para um ambiente pop, compartilhar mais do que saberes, o prazer da leitura, ampliar o repertório do ouvinte em relação a autores, títulos e possibilidades de leitura e, ainda, na medida do possível, ampliar o número de leitores.

Os objetivos principais do Sarau Elétrico são estimular a leitura, valorizar a palavra, a poesia, a letra da canção, criar chaves de acesso  à literatura como forma de conhecimento, como deleite e transcendência e como espelho da realidade social de qualquer tempo, bem como divulgar grandes autores da literatura nacional e da literatura mundial de qualquer tempo.

O Sarau Elétrico é uma atividade leve e divertida, funciona em qualquer espaço ou ambiente, podendo acontecer em praças, durante feiras do livro, ou em escolas, ou teatros, com tema que seja de interesse do público ou comunidade. O único pré-requisito é que o público esteja sentado.

Acompanhe o Sarau Elétrico no Instagram: @saraueletricooficial.

Saiba mais sobre os apresentadores

Luís Augusto Fischer é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem mestrado e doutorado também pela UFRGS, onde leciona Literatura Brasileira desde 1985. Escreve regularmente para vários jornais, como Zero Hora e Folha de S. Paulo. Entre 1993 e 1996, foi coordenador do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. De 1998 a 1999 foi presidente da Associação Gaúcha de Escritores. Tem publicados vários livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária.

Diego Grando é professor da Università degli Studi "Gabriele d'Annunzio", em Pescara (Itália). Licenciado em Letras - Português/Francês pela UFRGS, Mestre em Teoria da Literatura - Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutor em Estudos de Literatura na UFRGS. Atuou como professor de Literatura no Ensino Médio e em cursos preparatórios para o vestibular e de Português como Língua Adicional no PPE/UFRGS. Como poeta, lançou quatro títulos.

Katia Suman é radialista, escritora e produtora cultural. Trabalhou durante quase 20 anos na rádio Ipanema FM, tendo passagens também pela FM Cultura e Unisinos FM. Em televisão, fez programas locais na Band TV, TVE e TV Com. Formada em Ciências Sociais, com Mestrado em Comunicação e Doutorado em Letras. Lançou seu livro Os Diários Secretos da Ipanema FM em 2018.