Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > NEABI promove a palestra "Aspectos relacionais entre educação e o tornar-se negro" no dia 20/06

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 06h10 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 13h13 | Acessos: 448

No próximo dia 20 de junho, terça-feira, às 18h, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS - Campus Porto Alegre promove a palestra "Aspectos relacionais entre educação e o tornar-se negro", seguida de roda de conversa sobre os aspectos relacionais entre educação e tornar-se negro, com a psicóloga Jennifer Cereja.

É ela quem apresenta a atividade: "Tenho como proposta de fala explorar o conceito do tornar-se negro trazido por Neusa Santos Souza e como a educação pode promover e acelerar este processo. Segundo a autora, psicanalista que inaugura o debate sobre questões da negritude, '[...] Ser negro não é condição dada, a priori. É um vir a ser. Ser negro é tornar-se negro.' Diante disso, apresentarei o conceito de tornar-se negro, implicações sociais e psicológicas bem como a relação da educação na provocação e interpretação deste fenômeno social."

O tema é de extrema relevância para docentes, estudantes, comunidade externa; pessoas negras e pessoas brancas, já que trata de relações na diversidade.

Evento gratuito e com certificação. A atividade ocorre no Auditório Rui Manoel Cruse do Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, andar térreo, Torre Norte).

Sobre a palestrante - Jennifer Cereja é psicóloga formada com ênfase em direitos humanos e saúde coletiva, pós-graduanda em história e cultura Afro brasileira, pesquisadora de questões inerentes à saúde mental de pessoas pretas e atuante na clínica sob uma perspectiva afrocentrada.