V Ciclo de Debates Socioambientais do PET Conexões - Gestão Ambiental
Saudações agroecológicas!
É com prazer que convidamos a comunidade interna e externa dos IFs para participar do V Ciclo de Debates Socioambientais do PET Conexões - Gestão Ambiental, organizado em parceria com o NEA - IFRS POA.
Nesta edição, a temática do evento será a AGROECOLOGIA, que é uma ciência e uma prática a qual estuda modos de produção (e de vida!) em agroecossistemas que busquem trabalhar em harmonia com a sociobiodiversidade. A prática da Agroecologia, em toda a sua expressão, vai além de um projeto de produção. As dimensões que a constrói são múltiplas como: movimento, prática, ciência, ancestralidade, riqueza cultural, luta social e modo de vida.
Para trazer luz à temática, contaremos com a participação de diversos palestrantes convidados, os quais compartilharão conosco, em duas noites de muitos aprendizados e trocas, algumas perspectivas que contribuem para a construção de uma visão e de ações práticas mais agroecológicas.
Os encontros ocorrerão de forma remota e serão transmitidos AO VIVO através da plataforma YOUTUBE, nos dias 26 e 28 de maio de 2025 (segunda e quarta-feira) com início às 19h30.
Evento online, gratuito e com certificação para os inscritos!
Faça a sua inscrição aqui e garanta a sua vaga:
https://forms.gle/
Até breve,
Grupo PET e NEA IFRS POA
Sobre o evento:
Dia 1 - Segunda-feira: 26.05.2025 às 19h30
Tema: Política institucional de agroecologia, segurança alimentar e nutricional sustentável e educação ambiental
Palestrantes:
Alex Demichei
Graduado em Licenciatura em Geografia pela UFRGS (2005), Especialista em Gestão e Licenciamento Ambiental pela UPF (2022) e Mestre em Geografia pela UFRGS, em Análise Ambiental e Territorial. Atualmente é doutorando, no Programa Educação em Ciências da UFRGS, e Diretor de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Ensino; é professor efetivo do IFRS - Campus Viamão, onde atuou nos cursos técnicos integrados; foi Diretor de Ensino do IFRS - Campus Restinga de 2012 a 2015. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da População. Seus estudos têm sido referentes à educação profissional, alimentação, agroecologia e políticas públicas.
Claudio Fioreze
Engº Agrônomo, Dr. em Ciência do Solo, com larga experiência em extensão rural, gestão pública, pesquisa agropecuária e ensino no IFRS. Secretário da Agricultura do RS em 2014. Prêmio FAPERGS "O Futuro da Terra", 2022. Coordenou o EcoViamão, de 2017 a 2024, considerado um dos maiores programas de extensão da rede brasileira de EBTT.
Jaqueline Cunha
Profa. Dra. formada em Letras Português/Espanhol. Efetiva há 15 anos no IFRS - Campus Porto Alegre, ministrando aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; e desenvolvendo pesquisa e extensão nas áreas de Cultura, Educação e Direitos Humanos, especialmente, em EJA, Educação das Relações Étnico-Raciais/ ERER (Povos Indígenas), e alfabetização e letramento de migrantes estrangeiros. Atualmente coordena o NEA do IFRS - Campus Porto Alegre.
Jovani Zalamena
Engº Agrônomo, Dr. em Manejo do Solo, Prof. do IFRS - Campus Restinga, coordenador do curso de Tecnologia em Agroecologia.
Dia 2 - Quarta-feira: 28.05.2025 às 19h30
Tema - Agroecologia e Mudanças climáticas: fome, soberania e segurança alimentar
Palestrantes:
Franciele Bellé
Agricultora familiar agroecologista, filha de agricultores que trabalham com agroecologia há mais de 30 anos. Participa da Feira dos Agricultores Agroecologistas (FAE) desde que nasceu. Membro da Associação Agroecológica e a AECIA, as quais sua família ajudou a fundar. É graduanda em nutrição pela Uniasselvi.
Prof. Carpenedo
Geólogo e Dr. em Ciências do solo. Como professor atuou em cursos de graduação de geografia (UEM, Maringá/PR), horticultura (UERGS, Cachoeira do Sul/RS), e no curso técnico em agricultura e zootecnia (ETA, Viamão/RS). Como microempreendedor “rurbano”, sediado em Viamão, dedica-se à propagação, cultivo, resgate e conservação de plantas alimentícias, atividade com certificação orgânica. Presente em feiras agroecológicas de Porto Alegre e Viamão. Tem atuado em projetos de divulgação de práticas agroecológicas em escolas e em grupos da Rede EcoVida. Também é coautor do livro “Agroecologia 7.0”.
Redes Sociais