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Catálogo de serviços de TI

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h35 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 12h35 | Acessos: 23706

*Atenção: Para qualquer necessidade de demanda ou manutenção de recurso audiovisual para Salas de Aula, Laboratórios, Eventos, utiliza a abertura de chamado no sistema SACS, na categoria "CAC/Audiovisual". Você pode ainda contactar diretamente o setor da Comunicação

Instalação e Configuração de Equipamentos

A Instalação e configuração de equipamentos de TI em apoio às atividades acadêmicas e administrativas do campus pode ser solicitada pelos servidores (docentes e técnicos administrativos), através da abertura de chamado utilizando o sistema SACS, na categoria "Suporte Técnico". O serviço está condicionado à disponibilidade de equipamento e de infraestrutura elétrica e de rede e a presença do solicitante durante o atendimento. (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

Manutenção de Equipamentos

O serviço é provido através de atendimento (remoto ou local), podendo haver ou não necessidade de recolhimento do equipamento em caso de manutenção. Fornece ao usuário suporte para configuração e manutenção (preventiva, corretiva e/ou preditiva) dos computadores administrativos e acadêmicos.  

*Importante: Apenas computadores com patrimônio do IFRS Campus POA estão cobertos por este serviço.

Quem pode solicitar o serviço

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)
  • Alunos em laboratório devem solicitar ao professor ou técnico responsável a abertura de um chamado

Como solicitar o serviço

  • Através de abertura de chamado pelo SACS, categoria "Suporte Técnico".

Requisitos

  • Ter em mãos o número de patrimônio do equipamento
  • Informar em qual espaço físico o equipamento se encontra
  • Informar o(s) dia(s) e horário(s) em que o suporte pode ser efetuado com a presença do solicitante

 (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

Manutenção de impressoras

O serviço é provido através de atendimento (remoto ou local), podendo haver ou não necessidade de recolhimento do equipamento em caso de manutenção.Fornece ao usuário suporte para manutenção das impressoras que estão ligadas em rede no Campus.

Quem pode solicitar o serviço

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)

Como solicitar o serviço

  • Através de abertura de chamado pelo SACS, categoria "Suporte Técnico".

* Atenção: Para reposição de toner, contactar diretamente a Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio.

 (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

Instalação e configuração de software

Quem pode solicitar o serviço Instalação e configuração de software em apoio às atividades acadêmicas e administrativas do campus.

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)

Como solicitar o serviço

  • Através de abertura de chamado pelo SACS, categoria Suporte Técnico.

Requisitos

  • O solicitante deve listar o(s) software(s) necessário(s).

Para o caso de instalação de software em laboratórios de informática, o solicitante deverá atentar para as seguintes políticas:

  • O Suporte Técnico do campus realiza a atualização dos sistemas operacionais e dos pacotes de softwares nos períodos de férias (ao final de cada semestre).
  • Antes dessas atualizações nos laboratórios, será enviado um e-mail para a lista de docentes com a data limite para envio de solicitações de instalação de novos softwares.
  • Softwares solicitados fora do prazo serão instalados e disponibilizados na etapa subsequente.
  • Poderão ser instalados nos computadores de laboratório: 1) softwares livres ou licenciados para uso em instituições e ambiente multiusuário; e 2) softwares proprietários, desde que devidamente licenciados e para ambiente multiusuário, com permissão para o número necessário de usuários. Em ambos os casos, os softwares devem ser compatíveis com os sistemas operacionais utilizados nos laboratórios da instituição.
  • Em caso de necessidade de download do software, especificar no chamado a versão do mesmo e o link para download.
  • Os casos de software com controle de licenciamento gerenciado por servidor também devem ser reportados antecipadamente para adequação de infraestrutura. Neste caso, há necessidade de indicação de contato do fornecedor para atendimento e suporte.

 (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

Criação de acesso à rede do Campus

A criação de credenciais para acesso à rede de computadores do campus permite que pessoas possam utilizar os recursos, sistemas e aplicações que são oferecidos pela DTI local, como por exemplo, login nos computadores pertencentes à rede, acesso aos compartilhamentos de arquivos, acesso à internet, Campus Digital, Plataforma de Ensino a Distância (Moodle), Sistema de Chamados, etc.

Quem pode solicitar o serviço

  • Servidores efetivos (docentes e técnicos administrativos)
  • Colaboradores (terceirizados, temporários, etc.)
  • Alunos com vínculo ativo no campus
  • Estagiários e bolsistas com vínculo ativo no IFRS Campus POA

Como solicitar o serviço

  • Servidores efetivos / colaboradores: Através de encaminhamento da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Campus Porto Alegre.
  • Alunos: As credencias são criadas automaticamente no ato da matrícula. O aluno deve realizar o primeiro acesso com as seguintes informações: Usuário: número de matrícula (matriculado no Campus Digital, somente números) ou CPF (matriculado no SIGAA, somente números) Senha: número do RG (a senha deverá ser alterada no primeiro acesso)

Em caso de dificuldades ou dúvidas referentes ao primeiro acesso, o aluno deverá procurar a DTI do Campus Porto Alegre no 7º andar, salas 720 ou 723.

  • Estagiários e Bolsistas: O responsável ou chefe imediato do estagiário ou bolsista deverá realizar a solicitação de credenciais através do SACS, informando ainda:
    • Nome completo, números de CPF e RG e nome do setor;
    • Quais pastas compartilhadas da rede o estagiário ou bolsista poderá ter acesso;
    • O tempo em que o mesmo ficará vinculado ao setor.

 (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

Troca ou recuperação de senha

Para realizar a troca ou a recuperação da senha de acesso a rede do campus (login nos computadores dos setores e laboratórios), o usuário pode acessar o serviço: https://senhas.poa.ifrs.edu.br/. A troca de senha no sistema Moodle pode ser feita diretamente, após autenticado, clicando na sua foto de perfil (direita superior) > menu "Perfil" > link "modificar perfil": aparecerá o campo para troca de senha. Se você perdeu a senha, carregue a página inicial do Moodle e clique no Link "Perdeu a senha". Para recuperar a senha do e-mail institucional discente, acesse a página de login do GMail e clique em "Eesqueci minha senha".

Moodle - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente oficial do campus destinado a apoiar os cursos presenciais e a distância, vinculados às atividades técnicas, de graduação, pós-graduação e de extensão do Campus POA.

Quem pode utilizar o ambiente

  • Servidores efetivos (docentes e técnicos administrativos)
  • Alunos com vínculo ativo no campus
  • Outros usuários com vínculo formal em atividades desenvolvidas no Campus
  • Usuários visitantes

Como utilizar o ambiente

  • Servidores efetivos: Através da criação prévia de credenciais na rede do Campus.
  • Alunos: As credencias são criadas automaticamente no ato da matrícula. O aluno deve realizar o primeiro acesso com as seguintes informações:
    • Usuário: número de matrícula (matriculado no Campus Digital, somente números) ou CPF (matriculado no SIGAA, somente números)
    • Senha: número do RG (ou a senha alterada no primeiro acesso à rede do Campus)
  • Pessoas com vínculo formal: As credenciais devem ser solicitadas pelo setor ou curso responsável pelo vínculo, através do SACS, categoria Operações e Sistemas, informando ainda:
    • Nome completo, números de CPF e RG e nome do setor/curso;
    • O tempo em que o mesmo ficará vinculado ao setor/curso.
  • Usuários visitantes: o acesso funciona sem credenciais e está restrito às salas que estão liberadas para este tipo de usuário.

Após o primeiro login no ambiente, será solicitado o preenchimento de um pequeno formulário, onde os campos em vermelho são obrigatórios: nome, sobrenome e um endereço de email válido. Após salvar o formulário, o aluno deve aguardar a chegada de um e-mail que encaminhará um link de validação do cadastro.

Para os professores terem acesso à criação/edição de suas próprias salas, basta solicitar esta permissão à DTI do Campus logo após a validação do cadastro no ambiente.

E-mail Institucional

Criação de e-mail institucional para servidores do Campus. A instituição utiliza o serviço da plataforma Google, registrado com o domínio poa.ifrs.edu.br.

Quem pode solicitar o serviço

  • Servidores efetivos (docentes e técnicos administrativos)

Como solicitar o serviço

O e-mail institucional pode ser solicitado logo após a admissão e posse do servidor no campus e após o mesmo já estar em dia com sua documentação na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Neste momento, o servidor poderá dirigir-se à DTI, sala 720, para cadastrar sua senha e receber as instruções de utilização.

Grupos de Discussão

Assim como o Campus disponibiliza e-mails institucionais, também oferece a criação e o gerenciamento de grupos de discussão por e-mail, para fins institucionais.

Quem pode solicitar o serviço

  • Servidores efetivos (docentes e técnicos administrativos)

Como solicitar o serviço

  • Através de abertura de chamado pelo SACS, categoria Operações e Sistemas.

 (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

E-mail Institucional discente

O E-mail institucional é regido pela Resolução nº 10/CONSUP-IFRS de 05 de fevereiro de 2021. Os estudantes do Campus Porto Alegre do IFRS terão uma conta de e-mail institucional discente (via GMail), para uso "durante o seu vínculo acadêmico com o Campus Porto Alegre". Leia, a seguir, todas as informações necessárias com relação à ativação, ao acesso e à recuperação de senha de sua nova conta de e-mail.

Passo a passo para o primeiro acesso à conta de e-mail institucional discente

(as imagens abaixo são um exemplo do aluno Linus Torvald da Silva, matrícula 3024090909. Eventuais diferenças poderão ocorrer devido à permanente atualização das interfaces do Gmail). 

Passo 1: acessar o Gmail: acesse ou clique em http://www.gmail.com e clique em "Fazer Login"

Passo 2: inserir seu novo endereço no campo "endereço de e-mail",  adicionar o seu novo endereço de email usando o seu nº de matrícula (ver no SIGAA ou Campus Digital) seguido do domínio "@aluno.poa.ifrs.edu.br",  e clique no botão "Avançar", conforme exemplo abaixo:

Passo 3: encaminhar a criação da senha: o Gmail identificará o seu novo e-mail mas você ainda não tem uma senha definida. Você deverá clicar na opção "Esqueceu a senha?": 

Passo 4: fornecer o e-mail de recuperação: o Gmail solicitará o seu e-mail de recuperação (apresentando parte dele) e você precisa confirmá-lo digitando-o corretamente para receber o "código de verificação".

Passo 5: inserir o código de ativação: acesse o seu email de recuperação, copie e cole o "código de verificação" para ativação da conta: 

Passo 6: aceite dos termos de uso do serviçopara acessar e iniciar a usar o seu novo email institucional discente, você precisa aceitar confirmar o aceite dos termos clicando no botão "Entendi"

Após essa última etapa, a tela com a caixa de entrada do seu novo e-mail deverá ser apresentada. Havendo dúvida ou algum problema, abra um chamado no Sistema de Chamados do Campus Porto Alegre, direcionando-o para o setor "Operações e Sistemas" informando a sua demanda.

Ativação e uso do Office 365

Alunos e educadores de instituições de ensino elegíveis podem inscrever-se gratuitamente no Office 365 Educação, que inclui o Word, Excel, PowerPoint, OneNote e agora o Microsoft Teams, entre outras ferramentas. Use o seu e-mail institucional para fazer o cadastro, seguindo o passo a passo abaixo .

Eduroam - Rede Educacional Nacional e Internacional

Locais disponíveis no Campus: Eduroam

(education roaming) é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Por meio do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipe das instituições participantes obtêm acesso à Internet na rede sem fio de seu campus e também quando visitam as instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando a mesma configuração de acesso em seu laptop, tablet ou smartphone, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas.

O serviço eduroam tem presença em mais de 60 países e mais de 10.000 pontos de acesso, dos quais 840 no Brasil dispostos em todas as regiões do país.

Além de autenticação segura, o serviço tem como benefício a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

O IFRS POA participa do eduroam desde novembro de 2014.

Quem pode acessar

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)
  • Alunos com vínculo ativo no IFRS POA
  • Participantes da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

Como Acessar

Nas dependências do Campus, acessando seu equipamento móvel, o usuário deve detectar a rede Wi-Fi EDUROAM. Ele será direcionado para uma tela de autenticação, onde deverá fazer login com as seguintes informações:

  • Aluno: nos campos Identidade e Senha, utilize sua matrícula (somente números), seguido de @poa.ifrs.edu.br, e sua senha da rede interna do Campus.
  • Servidor e estagiário: nos campos Identidade e Senha utilize seu nome de usuário seguido de @poa.ifrs.edu.br, e sua senha da rede interna do Campus.
  • Participante da Comunidade CAFe: nos campos Identidade e Senha utilize o nome de usuário e senha da sua instituição de origem.

Mais informações sobre o serviço também podem ser obtidas no site da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras por meio da integração de suas bases de dados. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação. 

O IFRS Campus POA participa da Comunidade desde maio de 2014.

Benefícios

A Comunidade CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais.

Diversos países já têm federações em funcionamento ou em implantação. Dentro das redes de instituições de ensino, os serviços de ensino a distância e atividades de colaboração estão entre os mais beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.

Quem pode acessar 

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)
  • Alunos com vínculo ativo no IFRS POA

Como Acessar a Comunidade CAFe

  • USUÁRIO: usuario @ ifrs.edu.br
      Exemplos: 000000 @ ifrs.edu.br (matrícula ou CPF para alunos) / e-mail@ poa.ifrs.edu.br (para servidores)
  • SENHA: senha da rede do Campus 

UnIFica

Módulos e documentação 

O IFRS está trabalhando na integração dos sistemas de gerenciamento de dados de todos os seus setores e unidades com a implantação de um Sistema Integrado de Gestão (SIG) para agilizar e agregar confiabilidade aos processos e às estatísticas institucionais, dar mais transparência e auxiliar na tomada de decisões

O SIG escolhido para concretizar esse projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e vem há dez anos sendo aprimorado. Já é utilizado por várias instituições da Rede Federal. Para viabilizar a implantação do SIG-UFRN, o IFRS contará com a participação da empresa AVMB, de Santa Maria (RS).

o módulo Protocolo do SIPAC entrou em funcionamento. Todos os servidores cadastrados no SIGRH têm acesso a este módulo com permissões para movimentar processos. 

Quem pode acessar 

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)

Como Acessar

Os servidores que ainda não possuem acesso, devem acessar o link de cadastro. O CPF e a senha cadastrados no formulário serão o login do servidor.

Rede MetroPoA

O IFRS Campus Porto Alegre está conectado à primeira rede Metropolitana de fibras óticas Gigabit-Ethernet do Estado, voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. Esta rede faz parte do projeto de Redes Comunitárias de Alta Velocidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, conhecido como Projeto REDECOMEP.

As organizações usuárias da MetroPOA podem usufruir da infraestrutura de interconexão entre os outros participantes e para acesso aos serviços disponíveis pela REDE IPÊ, através do Ponto de Presença da RNP no Estado (PoP-RS).

O IFRS Campus Porto Alegre participa da Rede MetroPOA desde abril de 2013.

Informações sobre a estrutura da Rede MetroPOA e últimas notícias:

Manutenção da Rede Cabeada

O IFRS Campus POA disponibiliza o serviço de manutenção de infraestrutura de rede de dados, ponto de rede, enlace óptico e equipamento de rede no campus.

Quem pode acessar

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)

Como solicitar o serviço

  • Através de abertura de chamado pelo SACS, categoria Redes e Telefonia.

 (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

Rede Wi-fi

O serviço de Rede Wi-Fi do IFRS POA visa permitir um avanço na infraestrutura atual, no sentido de fornecer acesso Wireless (sem fio) à rede a partir de diversos pontos espalhados pela sede do campus.Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi (Wireless Fidelity), é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível. Esta tecnologia é destinada a equipamentos portáteis, como notebooks, netbooks, tablets e smartphones, para garantir sua mobilidade sem perder o acesso à Rede/Internet.

Quem pode acessar

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)
  • Alunos com vínculo ativo
  • Pessoas que tenham vínculo formal com atividades desenvolvidas na Instituição.

Qualquer acesso especial será tratado de forma pontual, como no caso de congressos, simpósios e eventos em geral na Instituição.

Como Acessar

Dentro do Campus, acessando seu equipamento móvel, o usuário deve detectar a rede Wi-Fi IFRS-POA. Ao efetuar a conexão, o usuário será redirecionado para o portal de autenticação CAPTIVE PORTAL. Se o redirecionamento não ocorrer automaticamente, é só acessar o endereço www.google.com pelo seu navegador padrão, que o redirecionado acontecerá.

Já na página de autenticação CAPTIVE PORTAL, o usuário deverá fazer login com as seguintes informações:

  • Aluno: utilize seu número de matrícula (matriculado no Campus Digital, somente números) ou CPF (matriculado no SIGAA, somente números) como nome de usuário
  • Servidor e estagiário: utilize seu nome de usuário e senha da rede interna do Campus
  • Usuário visitante: utilize o voucher, que pode ser solicitado nos seguintes locais:
    • Apoio Acadêmico
    • Gabinete da Direção
    • Coordenadoria de Suporte Técnico
    • Coordenadoria de Redes e Telefonia
    • Prelúdio

Fone@RNP

O IFRS POA participa do projeto Fone@RNP desde novembro de 2013. Veja mais informações em http://portal.rnp.br/web/servicos/fone-rnp.

Benefícios

Esse é um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas, sobretudo quando a instituição destino completa chamadas para a rede pública de telefonia. Porém, mais do que isso, o fone@rnp permite que o usuário final faça uso da telefonia convencional por meio de uma mobilidade própria dos serviços de Internet.

Manutenção de infraestrutura de redes

Este serviço abrange: Fornece suporte técnico à infraestrutura física de redes de computadores pertencentes ao IFRS POA. A infraestrutura física aqui citada se subdivide em cabeamento físico e conexões Wi-Fi (conexão sem fio).

  • Instalação de novo ponto de rede (cabeado ou Wi-Fi);
  • Lançamento de novos enlaces;
  • Manutenção de ponto de rede;
  • Manutenção de cabeamento de rede;
  • Manutenção de infraestrutura de rede Wi-Fi.

Quem pode solicitar o serviço

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)
  • Alunos em laboratório devem solicitar ao professor ou técnico responsável a abertura de um chamado

Como solicitar o serviço

  • Através de abertura de chamado pelo SACS, categoria Redes e Telefonia.

 (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

Alteração de sala

Quem pode solicitar o serviçoQuando surge a necessidade da mudança de sala do usuário para outro local, o serviço pode ser solicitado ao Suporte Técnico da DTI do Campus POA. Neste serviço é oferecida a troca de local do computador, e/ou a estruturação de cabo de redes, se necessário.

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)

Como solicitar o serviço

  • Através de abertura de chamado pelo SACS, categoria Suporte Técnico.
  • A solicitação de alteração de sala deve ser efetuada com antecedência mínima de 15 dias.

Requisitos

  • Serviço condicionado à viabilidade técnica de infraestrutura elétrica e de rede do novo local. Para isso, anterior ao chamado ao Suporte Técnico, deve ser solicitada uma consulta, através do SACS, categoria Redes e Telefonia.

 (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

Portal de Periódicos CAPES

Criado em novembro de 2000 para democratizar o acesso a conteúdos científicos de alto nível produzido no mundo, o Portal de Periódicos oferece acesso a mais de 36.000 títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases exclusivas para patentes e mais de 250.000 e-books. O portal ainda oferece conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-Capes, além dos resumos de teses e dissertações defendidas no país.

O usuário vinculado ao campus (servidor ou aluno) deverá seguir as orientações abaixo para se autenticar e acionar o acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes.

  • Entre na página do Portal de Periódicos da Capes: www.periodicos.capes.gov.br.
  • Clique no link ACESSO CAFÉ (menu superior)
  • A seguir, no espaço “Acesso remoto via CAFe”, selecione a instituição IFRS – INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Clique no botão ENVIAR.
  • Na tela de autenticação, são 2 opções:
    1. usando as credenciais do campus: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e senha da rede do campus (clique em Login)
    2. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e senha do SIG (clique em Login) ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (e-mail do campus e senha de acesso ao Campus Digital)

Após ser identificado pela instituição IFRS, você poderá optar em realizar o cadastro no Portal de Periódicos.

 Caso você não possua cadastro no Portal de Periódicos:

  •  Clique nos botões na parte de BUSCA para começar sua pesquisa.

 Caso você já possua cadastro no Portal de Periódicos:

  • Quando o usuário é reconhecido pelo Portal de Periódicos, ele é automaticamente direcionado para a PÁGINA INICIAL. Seu nome é apresentado na parte superior da tela e terá o acesso remoto liberado para fazer suas pesquisas.
  • Quando finalizar sua sessão de uso do Portal de Periódicos, clique no link Sair, na parte superior da tela, e feche a janela do seu navegador.

Conferências Web RNP

O acesso ao serviço é feito através de um navegador web e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e headset (fone de ouvido e microfone) conectados ao computador do usuário.

Benefícios

Do ponto de vista do usuário, o serviço pode ser entendido como uma alternativa de baixo custo em relação às videoconferências, já que não exige uma sala física com um terminal de acesso específico. Para participar de uma Webconferência, basta que o usuário disponha de um computador com acesso à Internet e um headset.

O serviço de Webconferência traz também uma série de recursos para o trabalho colaborativo como, por exemplo, o compartilhamento de desktops, apresentações, quadro de notas, chat, sendo um instrumento ideal para palestras a distância.

Quem pode solicitar o serviço 

  • Servidores (docentes e técnicos administrativos)

Como solicitar o serviço

  • Através de abertura de chamado pelo SACS, categoria Redes e Telefonia.

 (Caso ainda existam dúvidas referentes à abertura de chamados, leia o manual do SACS.)

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