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NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 18h44 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 13h16 | Acessos: 9533

Apresentação

Os NAPNEs, no IFRS, foram criados por portaria. O objetivo da iniciativa foi o de ampliar estratégias para consolidar uma política de educação inclusiva na Instituição, atuando diretamente no contexto escolar, disseminando conceitos, divulgando experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a questão das necessidades educacionais específicas.
Nesse sentido, o NAPNE visa à instrumentalização dos campi
do IFRS para o atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (PNEE). Sua função principal é articular pessoas e setores para o desenvolvimento de ações de implantação e implementação da inclusão no âmbito interno do Campus.

Localização e Contatos

  • Local: Sala 921 - 9º andar - Torre Norte
  • E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone: (51) 3930-6003
  • Equipe (Gestão 2022/2023 - Portaria nº 312/2022):
    • Ana Rosaura Moraes Springer, técnica administrativa em educação, Coordenadora;

    •  Suzana Prestes de Oliveira, técnica administrativa em educação, Vice-coordenadora;

    • Sani Farofa Marques de Oliveira, discente, Secretária;

    • Alex Dias Gonsales, docente, colaborador;

    • Anderson Natanael de Lima Fagundes, discente, colaborador;

    • Bianca Vianna Irigoyen, docente, colaboradora;

    • Caren Cristiane Gomes da Silva, representante da comunidade externa;

    • Carla Santos Padilha, representante da comunidade externa;

    • Carolina Comerlato Sperb, docente, colaboradora;

    • Cinara dos Santos Costa, técnica administrativa em educação, colaboradora;

    • Cristine Stella Thomas, técnica administrativa em educação, colaboradora;

    • Ethiene Ribeiro Bilhalva, representante da comunidade externa;

    • Ibá Souza da Costa, técnico administrativo em educação, colaborador;

    • Inajara Piedade da Silva, docente, colaboradora;

    • Jaqueline Martins da Rosa, representante da comunidade externa;

    • Juliana Pitt Cardoso, discente, colaboradora;

    • Josiara Medeiros Santos De Bastiani, representante da comunidade externa;

    • Karina Silva da Silva Borba, representante da comunidade externa;

    • Leonardo Afonso de Farias, técnico administrativo em educação, colaborador;

    • Liliane Costa Birnfeld, técnica administrativa em educação, colaboradora;

    • Liliane Dufau da Silva, docente, colaboradora;

    • Maria Cláudia Kirsch Bíssigo, docente, colaboradora;

    • Márcio Fernandes Cortes, discente, colaborador;

    • Vanessa Marocco, professora visitante AEE;

    • Yuri Ferreira Machado, técnico administrativo em educação, colaborador.

Metas para 2021/2, 2022/1 e 2022/2

  • (Re)Estruturação do NAPNE;
  • Treinamento e formação de professores e técnicos administrativos sobre a temática inclusiva;
  • Realização de eventos sobre temática inclusiva;
  • Promover junto à gestão do campus a contratação de profissionais de apoio escolar à PNEE, em cumprimento à lei nº 13.146, de 06/07/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
  • Buscar junto à Reitoria (ao CTA) assessoria técnica conforme a demanda dos alunos com NEE para conhecimento e orientação a professores e equipe pedagógica acerca das necessidades destes estudantes;
  • Promover ações e parcerias com instituições de Porto Alegre que desenvolvam ações inclusivas, articulando as atividades desenvolvidas pelo NAPNE com as ações de outras instituições voltadas ao trabalho com as PNEE;
  • Promover e participar de estudos, discussões e debates sobre Educação Inclusiva e Educação Especial;
  • Contribuir para a inserção da pessoa com NEE nos demais níveis do ensino, no mundo do trabalho e nos demais espaços sociais;
  • Assessorar os processos seletivos para ingresso de pessoas com NEE;
  • Incentivar a implementação de conteúdos, disciplinas permanentes e/ou optativas referentes à Educação Especial, nos cursos oferecidos pelo campus.

Links importantes

  

   

  

 

 

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