Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > ENCCEJA
Início do conteúdo da página

Solicitação eletrônica da certificação pelo ENCCEJA

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 09h50 | Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2022, 17h01 | Acessos: 81512

Leia também: IFRS não certificará o Ensino Médio por meio da prova do Encceja a partir de 2019


Quem pode solicitar?

O participante do ENCCEJA interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio deverá atender aos seguintes requisitos:

I - indicar no ato da inscrição a Instituição Certificadora;

II - possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame;

III - atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do(s) Exame(s); e

IV - atingir o mínimo de 5 (cinco) pontos na Redação.

 O participante do ENCCEJA interessado em obter a Declaração Parcial de Proficiência em qualquer das seguintes áreas de conhecimento, deverá obter o mínimo de 100 (cem) pontos em:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Em razão de sua natureza e das diretrizes da Matriz de Referência do ENCCEJA, a prova de Redação é concebida como integrante da Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O participante para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva assim como o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

Quais são os documentos certificadores?

O processo de certificação por meio do ENCCEJA requer a emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência pela Instituição Certificadora, em conformidade com as orientações do MEC e do INEP.

Como solicitar?

Através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

É imprescindível enviar, pelo email, os seguintes documentos digitalizados:

  1. Requerimento;
  2. Boletim de desempenho (anexar o boletim de todas as edições que prestou exame)*pode ser obtido diretamente no site do exame;
  3. RG;
  4. CPF.

Qual o local, dia e horário para retirar?

 Retirar na rua Cel. Vicente, nº 281/sala 523-Torre Norte, de segunda a sexta-feira das 09h à 19h.

Em qual prazo fica pronto?

Até 30 dias após a solicitação.

Quem pode retirar?

O(a) própria solicitante ou pessoa por ele(a) autorizada, mediante procuração simples. (>>>clique aqui para acessar modelo de procuração<<<)

 


O que é o Encceja:

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para os brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma no exterior, para brasileiros que estejam morando fora do país.

Mais informações no site do MEC ou no site do Encceja.

Dúvidas a respeito da certificação do ensino médio através do Encceja no IFRS podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->