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Acolhimento

Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 08h43 | Última atualização em Quinta, 08 de Abril de 2021, 15h40 | Acessos: 103

Orientações Gerais para Professores Substitutos:

1) A Lei que ampara o professor substituto é a Lei 8.745/93. É importante para que você conheça seus direitos;
 
2) No regulamento da atividade docente no âmbito do IFRS (Resolução CONSUP 082/2011) constam normativas pertinentes também aos substitutos, tais como elaboração de Plano de Trabalho semestral.. Neste momento de trabalho remoto, todos os docentes devem elaborar um Plano de Trabalho Remoto (conforme modelo anexo) e enviá-lo através do seguinte link.
A Coordenação de Área poderá auxiliar nesta elaboração.
 
3) Quando houver o retorno das atividades presenciais, a área acadêmica deverá providenciar um gabinete para o professor desenvolver suas atividades no campus;
 
4) O contratado terá direito a férias depois de cumprido 1 ano de contrato e com agendamento prévio através do sistema SIGAC/SIGEPE. Primeiro acesso SIGEPE;
 
5) Não há previsão legal para afastamentos para o exterior. Isso é possível somente no período de férias;
 
6) Eventuais ausências deverão ser justificadas e encaminhadas com a maior brevidade possível para a Coordenadoria de Gestão de Ensino (em cópia para Diretoria de Gestão de Pessoas);
 
7) Quando houver atestado médico, estes deverão ser enviadas digitalizadas via e-mail (enquanto perdurar as atividades remotas) no prazo de 5 dias do início do afastamento à Diretoria de Gestão de Pessoas do Campus, para posterior entrega da versão original;
 
8) O registro de frequência, durante a continuidade do trabalho remoto, deverá ocorrer no sistema SIGRH, conforme tutorial em anexo.
8.1) Quando houver o retorno das atividades presenciais cadastra-se no sistema SIGRH apenas as infrequências.
O(A) professor(a) não consegue cadastrar-se no SIGRh logo que ingressa. O acesso é liberado somente no mês seguinte ao ingresso.
 
9) Através da sua matrícula SIAPE você terá acesso às prévias do contracheque, aos contracheques e aos comprovantes de rendimentos no site do SIGAC (https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br/) ou no aplicativo SIGEPE Mobile;
9.1) Confira mensalmente a prévia do contracheque, disponibilizada em torno do décimo dia útil;
 
10) Os vencimentos são pagos até o segundo dia útil de cada mês. Havendo qualquer problema neste sentido, comunique a DGP do campus imediatamente. 10.1) Eventuais alterações de dados bancários devem seguir estas orientações
 
11) Todo trabalho realizado após às 22h gera Adicional Noturno. O formulário de Adicional Noturno deverá ser entregue até o dia 10 de cada mês na DGP do Campus, com a assinatura do Coordenador de Área Acadêmica. Enquanto perdurar as atividades remotas não está sendo concedido o Adicional Noturno;
 
11) As solicitações de Auxílio Pré-Escolar, Auxílio Natalidade e o Cadastro de dependentes no IR deverão ser encaminhadas à Diretoria de Gestão e Pessoas do Campus, quando for o caso;
 
12) Nossa comunicação oficial é através do e-mail institucional. Este é criado junto à Diretoria de TI, bem como as demais senhas de acesso aos sistemas do Campus. A Diretoria de Gestão de Pessoas abre chamado solicitando a realização destes cadastros, que atualmente é realizado remotamente.
 
13) Assim que retomarmos as atividades presenciais, deve-se respeitar a obrigatoriedade de uso do crachá nas dependências do Campus. Após o retorno presencial, o crachá deverá ser solicitado na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Recepção - andar térreo);
 
14) Para uso do estacionamento é necessário encaminhar e-mail para
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Assim que você tiver acesso ao crachá, este poderá ser utilizado para acessar a garagem.
 
15) A concessão de auxílio transporte está suspensa no momento, devido às atividades remotas.  Havendo retorno de atividades presenciais, deve-se seguir  o seguinte fluxo para solicitação de auxílio transporte.
 
16) A contratação está vinculada e limitada podendo ter seu prazo renovado (até o limite de dois anos) até  fim do afastamento do titular da vaga ou da contratação de profissional efetivo, no caso de vagas oriundas de aposentadoria ou falecimento;
16.1)As renovações ocorrem semestralmente, respeitando o limite legal de até dois anos de vínculo;
16.2) Não há fluxo formalizado para a avaliação do Professor Substituto no âmbito do IFRS. Portanto, o acompanhamento do professor ocorre pela Coordenação de Área, Coordenadoria de Gestão de Ensino, Diretoria de Ensino, Direção-geral e demais servidores relacionados às suas competências.
 
 
 
 
 
 
 
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