Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Permanência e Êxito
Início do conteúdo da página

Permanência e Êxito

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 15h38 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 16h10 | Acessos: 4156

Se você é estudante ou servidor(a) e deseja mais informações sobre a distribuição dos auxílios estudantis, contate a Coordenadoria de Assistência Estudantil.

 

O acesso à educação é visto, por muitos, como um dos principais fatores para se alcançar melhores oportunidades de trabalho, e o aumento da escolaridade o principal caminho para a mobilidade social. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, criado através da Lei 11.892, de 29/12/2008 em consonância com o contexto de sua criação e comprometido com a concepção de Educação Profissional e Tecnológica que o justifica, preocupa-se em desenvolver práticas que objetivam, além do acesso, a permanência e o êxito dos estudantes.

O IFRS trabalha através da criação de tempos e espaços voltados para a discussão das práticas pedagógicas nos Campi, com foco especial no acompanhamento e na análise do desempenho dos educandos, com o intuito de superar os índices de evasão e retenção identificados na Instituição.

Nesse contexto, a partir dos diagnósticos quantitativo e qualitativo por Campus e por curso, o IFRS instituiu a Comissão Interna para Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes, com grupos de trabalho em cada Campus, com objetivo de propor medidas para superar a evasão e a retenção/reprovação dos estudantes.

Assim, em 2018, o IFRS aprovou a Resolução 064 que instituiu o Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Atendendo a referida Resolução em 14 de julho de 2020 o IFRS lançou uma plataforma interativa para facilitar o acesso aos dados do primeiro Diagnóstico Discente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A ferramenta compõe o Observatório de Permanência e Êxito do IFRS.

No Campus Porto Alegre, a CIAAPE (Comissão de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito) tem como membros natos as coordenações de todos os cursos do Campus, além de representantes da Direção/coordenação de Ensino, do Setor Pedagógico, da Direção/coordenação de Pesquisa, da Direção/coordenação de Extensão, da Direção/coordenação de Desenvolvimento Institucional, da Assistência Estudantil, dos Registros Acadêmicos, da Organização Estudantil de nível médio, da Organização Estudantil de nível superior e um representante de cada Núcleo de Ações Afirmativas (NAPNE, NEPEGS, NEABI) .

 

 2º edição do Diagnóstico Discente do IFRS

Os resultados estarão disponíveis em breve. 

Acesse aqui a apresentação com a análise preliminar dos dados da 2a edição do Diagnóstico Discente do IFRS - Campus Porto Alegre.

 

Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE)

 

O PEPE tem o objetivo de determinar medidas estratégicas que favoreçam o alcance de metas para a permanência e o êxito no processo de formação integral dos estudantes do IFRS, sendo resultante de um processo de construção coletiva que tem como objetivos específicos:

  • identificar as fragilidades que obstruem a permanência e o êxito dos estudantes;
  • categorizar as fragilidades nas características propostas neste plano como individuais, internas e
    externas;
  • estabelecer estratégias para cada uma das metas;
  • acompanhar o desenvolvimento das ações propostas e avaliar os resultados, com vistas ao aprimoramento do plano, 
  • incentivar a Instituição a promover e executar ações educacionais inclusivas.

Leia o PEPE na íntegra Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE)

 

 

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->