Permanência e Êxito
Se você é estudante ou servidor(a) e deseja mais informações sobre a distribuição dos auxílios estudantis, contate a Coordenadoria de Assistência Estudantil.
O acesso à educação é visto, por muitos, como um dos principais fatores para se alcançar melhores oportunidades de trabalho, e o aumento da escolaridade o principal caminho para a mobilidade social. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, criado através da Lei 11.892, de 29/12/2008 em consonância com o contexto de sua criação e comprometido com a concepção de Educação Profissional e Tecnológica que o justifica, preocupa-se em desenvolver práticas que objetivam, além do acesso, a permanência e o êxito dos estudantes.
O IFRS trabalha através da criação de tempos e espaços voltados para a discussão das práticas pedagógicas nos Campi, com foco especial no acompanhamento e na análise do desempenho dos educandos, com o intuito de superar os índices de evasão e retenção identificados na Instituição.
Nesse contexto, a partir dos diagnósticos quantitativo e qualitativo por Campus e por curso, o IFRS instituiu a Comissão Interna para Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes, com grupos de trabalho em cada Campus, com objetivo de propor medidas para superar a evasão e a retenção/reprovação dos estudantes.
Assim, em 2018, o IFRS aprovou a Resolução 064 que instituiu o Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Atendendo a referida Resolução em 14 de julho de 2020 o IFRS lançou uma plataforma interativa para facilitar o acesso aos dados do primeiro Diagnóstico Discente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A ferramenta compõe o Observatório de Permanência e Êxito do IFRS.
No Campus Porto Alegre, a CIAAPE (
2º edição do Diagnóstico Discente do IFRS
Os resultados estarão disponíveis em breve.
Redes Sociais