Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Ações disponibilizam espaço de escuta e cuidado em saúde mental e atenção psicossocial a estudantes do campus

Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 18h48 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 13h02 | Acessos: 1569

Conforme dados apresentados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2020, estima-se que "entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia", como a do novo coronavírus, "pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não seja feita nenhuma intervenção de cuidado específico para as reações e sintomas manifestados". Sob essa lógica, sustenta-se que a magnitude da pandemia e o grau de vulnerabilidade experienciados são fatores que interferem no bem-estar psíquico e físico dos sujeitos.

Nesse sentido, na tentativa de ofertar um amparo institucional a estudantes do IFRS - Campus Porto Alegre neste momento singular de distanciamento social, duas ações foram pensadas pela Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) do campus: a Rede de Apoio em Tempos de Pandemia* e o Acolhimento Psi**. Ambas as propostas visam disponibilizar um espaço de escuta e cuidado em saúde mental e atenção psicossocial.

A Rede de Apoio em Tempos de Pandemia tem como proposta um momento em grupo, através de encontros semanais, em uma plataforma virtual. Os encontros ocorrem desde o dia 21 de abril de 2020, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 19h30. A ação está sob coordenação da assistente social Martha Helena Weizenmann (CRESS 8190) e da psicóloga Aline Martins Disconsi (CRP 07/16956), servidoras do Campus Porto Alegre integrantes da CAE.

Já o Acolhimento Psi  é a oferta de acolhimento individual, na qual cada interessado tem acesso a três encontros virtuais, agendados conforme disponibilidade. A atividade é coordenada pela psicóloga Aline, que conta ainda com o auxílio de estagiários de psicologia, sob sua supervisão.

Para participar, estudantes com interesse devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título "Rede de Apoio" ou "Acolhimento Psi", respectivamente.