Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Alunos criam cartuns inspirados em personalidades negras em oficina com Rodrigo Geraldi
Início do conteúdo da página

Alunos criam cartuns inspirados em personalidades negras em oficina com Rodrigo Geraldi

Publicado: Terça, 18 de Novembro de 2025, 10h42 | Última atualização em Terça, 18 de Novembro de 2025, 14h40 | Acessos: 49

Como parte das atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra a turma do primeiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio participou de uma oficina sobre Cartum com o cartunista e escritor Rodrigo Geraldi que é o autor do cartum que está inscrito junto à estátua de Zumbi dos Palmares aqui em Porto Alegre, além de outros livros. Durante sua apresentação ele falou sobre questões importantes que um cartunista precisa considerar na elaboração do desenho, especialmente nas questões de estilo, forma e recursos. Comentou sobre a mensagem que é transmitida pelo desenho de maneira direta e expressiva ao interlocutor. Também falou sobre o recurso da sátira que permite ao autor colocar elementos reflexivos e críticos através do humor. Sobre o recurso da escrita, lembrou que é sempre um recurso acessório, mas nunca o principal, e que sua utilização precisa ser expressiva e assertiva.

Rodrigo falou sobre a experiência e o desafio de retratar Zumbi dos Palmares em um desenho pequeno (tirinha) e que representasse a grandeza desse herói brasileiro. Havia um conjunto de requisitos e de exigências que precisavam ser respeitados na elaboração do desenho de Zumbi dos Palmares, dentre os quais: barba simbolizando sua sabedoria; brincos como sinal de poder e de prestígio; a lança enfatizando a luta do povo negro em busca de liberdade; as cordas da capoeira (dois laços) mostrando resistência à violência sofrida; e, a emblemática tatuagem na forma de um ideograma proverbial quioco de um ninho de pássaro que significa resguardo e liberdade. Todos estes elementos estão presentes no desenho.

Rodrigo também explicou sua escolha pela frase "não tem acordo, Ganga Zumba". O desenho quer expressar um momento importante da trajetória de Zumbi dos Palmares que é justamente quando ele assume a liderança do Quilombo e da resistência ao rejeitar o Tratado de Paz proposto pela coroa portuguesa em Pernambuco defendendo que não poderia haver paz para alguns negros, enquanto houvesse escravidão para outros.

O cartum utilizou como recurso 3 frames (quadradinhos) contínuos transmitindo a ideia de movimento. Nisso, o autor citou que fez questão de ressaltar que a luta do povo negro é tão grande que grande a lança que a simboliza, inclusive extrapola o espaço do desenho.

Por fim, os alunos foram desafiados a elaborar suas próprias tirinhas com base no trabalho sobre personalidades negras brasileiras que elaboraram com a Profa. Helen Scorsatto Ortiz de Sociologia onde cada aluna e cada aluno pesquisou sobre uma personalidade negra brasileira. Na oficina de Cartum os alunos e alunas criaram rascunhos dos cartuns e o resultado final já está em exposição no Átrio do Campus Porto Alegre. Convidamos todos e todas a prestigiar.

A oficina foi organizada pelos professores Clúvio Soares Terceiro e Marcelo Mallet como parte das atividades do Projeto Integrador.

Texto e fotos: Professor Clúvio Buenno Soares Terceiro

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->